Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Flamengo contraria o ditado de que ‘time que está ganhando não se mexe’

Última vez que o Fla repetiu uma escalação foi na 13ª rodada, contra o Corinthians. Mesmo vencendo, técnico Zé Ricardo faz mudanças na equipe e nem sempre é por necessidade.

Zé Ricardo já utilizou muitas formações diferentes no Campeonato Brasileiro (Foto: Divulgação)
Escrito por

A velha máxima do futebol de que time que está ganhando não se mexe é algo que não se aplica ao Flamengo de Zé Ricardo. A última vez que o treinador repetiu uma escalação foi na 13ª rodada, contra o Corinthians, no dia 3 de julho. E pelo visto, a tática do treinador vem dando certo, já que o
time está bem no Brasileirão, ocupando a quarta posição, a dois pontos da liderança do campeonato.

O que chama a atenção é que nem sempre as alterações na equipe de uma partida para a outra são por conta de necessidade, como suspensão por cartões, lesões ou mesmo poupar atletas. Algumas são feitas por opção mesmo de Zé Ricardo.

Mesmo com o time vencendo, o treinador muda jogadores por questões
técnicas ou táticas, quando resolve mudar o esquema do time, como por
exemplo jogar com dois meias.

Zé Ricardo assumiu o comando do time do Flamengo contra a Ponte Preta, na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 29 de maio.  Desde então, o treinador do Flamengo usou 12 escalações diferentes.

O comandante rubro-negro repetiu o time em dois momentos na
competição nacional. Nas rodadas 8, 9 e 10, contra Cruzeiro, São Paulo e
Santa Cruz. Na ocasião, o Fla venceu a Raposa e o time pernambucano por
1 a 0 e ficou no empate em 2 a 2 com o Tricolor Paulista. Nesses jogos, a
equipe do Flamengo foi Muralha, Rodinei, Réver, Rafael Vaz, Jorge; M. Araújo, Willian Arão, Alan Patrick, Everton, Marcelo Cirino e Vizeu.

Nas rodadas 11, 12 e 13, contra Fluminense, Internacional e Corinthians, Zé Ricardo também não optou em mexer no time. Já nesta sequência, o Fla não teve resultados tão bons. Acabou perdendo por 2 a 1 para o Tricolor, venceu o Colorado por 1 a 0 e foi goleado pelo Timão por 4 a 0, jogando na Arena Corinthians. Nessas partidas, os 11 que começaram jogando foram Alex
Muralha, Rodinei, Réver, Rafael Vaz, Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Alan Patrick, Ederson; Marcelo Cirino e Paolo Guerrero.

Isso mostra que o treinador confia no grupo e tem boas opções. Em um campeonato longo, isso é importante para ter boa campanha.