Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

4-1-4-1, compactação e tecnologia: Muricy começa a dar ‘cara’ ao Fla

Jogo-treino contra o Tigres mostrou que primeiros treinamentos, sobretudo na marcação, estão com resultado, tanto que técnico elogiou posicionamento e novas tecnologias

Muricy começou a comandar treinos com bola nesta semana, em Mangaratiba (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por

Mais do que nunca, o técnico Muricy Ramalho faz valer a máxima "aqui é trabalho" nos primeiros dias sob o comando do Flamengo. Embora ainda esteja no início da pré-temporada, o treinador rubro-negro se esforça a cada dia para conseguir dar a cara dele ao time. E, no primeiro teste da equipe em 2016, o jogo-treino contra o Tigres-RJ, quinta-feira, em Mangaratiba, ficou claro que, taticamente e filosoficamente, já dá para ver o "estilo Muricy".

Mas engana-se quem pensa que a filosofia do treinador está ligada apenas ao setor defensivo, rótulo dado a ele após o tricampeonato brasileiro com o São Paulo, entre 2006 e 2008. Muricy Ramalho tem, na essência, o objetivo de implementar uma filosofia moderna ao Flamengo. Não apenas ao time profissional, mas também nas categorias de base. Em suma, as principais ideias são: posse de bola durante os 90 minutos, compactação na marcação e no ataque, e respeito ao posicionamento defensivo, que nestes primeiros dias de treino vêm sendo no estilo de Tite com o Corinthians: o 4-1-4-1.

- O grande problema é que hoje não se pode ter esse espaço entre as linhas. É o que mais se treina, temos que encurtar mesmo, mas é uma coisa de treinamento, não só um pedido. Treinamos algumas vezes isso e no jogo-treino parece que eles assimilaram. Nosso goleiro sofreu muito pouco, tivemos pouca bola em profundidade e futebol hoje é isso. Transição boa, posse de bola e é uma característica que tem que ser explorada - explicou.

Fla na marcação e no ataque (Foto: Reprodução/ShareMyTactics)

Além do posicionamento e da filosofia, a comissão técnica também trabalha fortemente na área "extracampo". Conforme o LANCE! antecipou no início da pré-temporada, o clube trabalha para montar um centro de excelência, com foco em fisiologia e tratamento individualizado para cada jogador. O objetivo é prevenir e diminuir as lesões, algo que o próprio Muricy indicou como um dos problemas do ano passado, mesmo sem ter estado no clube.

- As coisas mais importantes que a comissão sofreu foi com informação que hoje são fundamentais em um time de futebol. Auxiliar a preparação física, saber como os jogadores estão. Antes não se tinha ideia do que o jogador percorria em campo, intensidade, diferença muscular. Poucas informações e isso é terrível, por isso tiveram muitas contusões. Hoje isso está sendo solucionado. Temos um pessoal de informação muito bom com ferramentas ótimas para a parte física e médica. A diferença é grande, foi feito um diagnóstico e concluímos que era uma coisa que ajuda. Não ganha jogo, mas ajuda a manter - disse o treinador, após o jogo-treino contra o Tigres-RJ.

A pré-temporada do Flamengo continua em Mangaratiba até o início da próxima semana. Nesta sexta-feira, está prevista a apresentação do meia argentino Federico Mancuello, principal reforço rubro-negro até agora.