Flapress

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aguardando julgamento de recurso, Guerrero volta aos treinos na terça

Fifa permite que o peruano retorne às atividades no Flamengo no último quarto da pena. Como foi suspenso por 180 dias, Guerrero volta ao Ninho 45 dias antes de poder atuar

Paolo Guerrero retornará aos treinos no Ninho do Urubu na próxima terça, dia 20 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Escrito por

Paolo Guerrero está cada vez mais perto de "reforçar" o Flamengo em 2018. Suspenso por doping desde novembro, o atacante peruano é aguardado no Ninho do Urubu na terça-feira, dia 20 maio, 45 dias antes do fim de sua pena.

Assim, a diretoria reativará o contrato de Guerrero, que está suspenso desde janeiro. Neste período, o Flamengo deixou de pagar os salários do camisa 9. O vínculo do centroavante de 34 anos com o Rubro-Negro é até 10 de agosto.

Por conta da suspensão por doping, as negociações pela prorrogação do contrato de Guerrero com o Flamengo ficaram paralisadas. Agora, a diretoria do clube da Gávea deve retomar as conversas com os empresários.

A ideia inicial é contar com o camisa 9 até o fim desta temporada. Afinal, Guerrero foi inscrito pelo Flamengo na Copa Libertadores. Além disso, o atacante Felipe Vizeu, negociado com a Udinese-ITA, deixa a Gávea em julho.

Entenda a 'liberação' de Paolo Guerrero

Desde que foi flagrado no exame antidoping e suspenso preventivamente pela Fifa em novembro, Paolo Guerrero não está apenas impossibilitado de atuar, mas também de utilizar as dependências do clube da Gávea. Ou seja, o peruano não treina com os companheiros, no Ninho do Urubu, desde então.

A liberação para o centroavante voltar a frequentar o CT do Flamengo se dá pelo artigo 29, parágrafo 2 do Código Antidopagem da Fifa, que diz o seguinte:

"Um jogador poderá regressar ao treinamento com uma equipe ou ao uso das instalações de um clube ou outra organização membro da associação membro da FIFA durante: (1) os últimos dois meses do período de suspensão do jogador, ou (2) o último quarto do período de suspensão imposto, se este for inferior a dois meses".

Clube e jogador aguardam julgamento de recurso

Os advogados de Paolo Guerrero ainda buscam a absolvição do atleta e, assim como a diretoria do Flamengo, estão na expectativa do julgamento do recurso final na Corte Arbitral do Esporte (CAS). A data ainda não foi definida, mas a expectativa, por parte do clube e da defesa, é de que isso aconteça em breve.

Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína, em exame antidoping realizado após o jogo entre Peru e Argentina, no dia 5 de outubro. A partida era válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.

Por causa disso, a Fifa suspendeu o atleta por 30 dias preventivamente. Depois, no dia 8 de dezembro, a Fifa anunciou a suspensão do atacante por um ano.

Em 20 de dezembro, a Comissão de Apelação da Fifa aceitou parcialmente o recurso interposto pela defesa de Guerrero, reduzindo a pena para seis meses.