Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Retrospectiva LANCE!: defesa do Corinthians termina ano consolidada, mesclando experiência e juventude

Três zagueiros, saída de Jemerson, empréstimo de Bruno Méndez e consolidação da dupla João Victor e Gil. Fagner e Fábio Santos, nas laterais, são titulares absolutos

João Victor e Gil formou a dupla de zaga do Timão durante a maior parte de 2021 (Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians)
Escrito por

No segundo texto da série de retrospectiva por posições do Corinthians, o LANCE! vai trazer uma avaliação dos zagueiros e laterais do clube. 

O Timão chegou a atuar com uma linha de três zagueiros no primeiro semestre, mas a chegada de Sylvinho para a segunda metade do ano retomou a linha de quatro, na qual o próprio se disse especialista em sua apresentação no clube, no fim de maio. 

O ano de 2021 foi de revelações corintianas para o sistema defensivo, como Raul Gustavo e a fixação de João Victor como titular, após retornar de empréstimos para Inter de Limeira e Atlético-GO.

Após pouco tempo de clube, Jemerson não teve o seu contrato renovado para o segundo semestre e deixou o Timão, já Bruno Méndez foi emprestado para o Internacional. 

Nas laterais, Fagner e Fábio Santos se mantiveram como donos das posições, mas Piton se destacou. 

FAGNER

A temporada de 2021 foi a oitava consecutiva do lateral-direito pelo Corinthians, e a que ele ultrapassou a marca de 400 jogos pelo clube, inclusive tendo marcado gol na partida que registrou o feito, contra a Inter de Limeira, pelas quartas de final do Paulistão. 

Durante o ano, ultrapassou nomes como Baltazar, Oreco, Wilson Mano e até mesmo Marcelinho Carioca em número de jogos pelo Timão. 

Teve alguns problemas musculares, principalmente na reta final do Brasileirão, mas nenhum deles tirou o jogador por um longo período de campo. 

Jogos pelo Corinthians: 436
Jogos pelo Corinthians em 2021: 49
Gols pelo Corinthians: 12
Gols pelo Corinthians em 2021: 1

JOÃO PEDRO

Jogos pelo Corinthians:
1
Jogos pelo Corinthians em 2021: 1
Gols pelo Corinthians: 0
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

MATEUS ALEXANDRE

Contratado pelo Corinthians em 2019, vindo da Ponte Preta, acumulou empréstimos, sendo um deles, no início desta temporada para a Inter de Limeira, para a disputa do Campeonato Brasileiro. Retornou ao Timão, em um momento em que o clube utilizava atletas improvisados na lateral-direita, nos momentos de ausência do titular Fagner. O zagueiro João Victor e o meia Du Queiroz chegaram a fazer a função, bem como o defensor uruguaio Bruno Méndez, que posteriormente foi empresado ao Internacional. 

Ainda assim, não foi utilizado. Chegou a ser relacionado em quatro oportunidades, mas acabou sendo novamente emprestado, dessa vez para o Coritiba, que garantiu o acesso a Série A do Brasileirão de 2022. Ainda assim, no clube paranaense não foi titular. 

A cessão ao Coxa termina no dia 31 de dezembro, e o vínculo do atleta com o Timão se encerra no fim de 2023. 

Jogos pelo Corinthians: 0
Jogos pelo Corinthians em 2021: 0
Gols pelo Corinthians: 0
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

JOÃO VICTOR

Um dos destaques do Corinthians na temporada. Começou o ano atuando pelo Atlético-GO, onde estava emprestado até o fim de 2020, que esportivamente se encerrou em fevereiro de 2021. 

No Dragão, João havia atuado com o técnico Vagner Mancini, que começou o ano dirigindo o Timão. Mancini, portanto, solicitou o retorno do camisa 33, que foi importante durante o revesamento das equipes que era feito entre o Estadual, a Copa do Brasil e Su-Americana, jogando como lateral-direito em algumas oportunidades, para preservar Fagner, e fazendo o lado destro da zaga quando o primeiro treinador corintiano em 2021 optou por utilizar uma linha com três defensores. 

Quando Sylvinho chegou, João Victor foi preterido por Gil e Raul Gustavo, mas após assumir a titularidade na segunda rodada do Brasileirão, contra o América-MG, em Belo Horizonte, por conta de Raul ter sido liberado do jogo por problemas pessoais, não largou mais a posição, e formou um dupla de zaga com Gil que mesclou experiência e juventude. 

Jogos pelo Corinthians: 51
Jogos pelo Corinthians em 2021: 48
Gols pelo Corinthians: 0
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

BRUNO MÉNDEZ

Começou o ano tendo oportunidades, chegou a marcar o seu primeiro e único gol com a camisa corintiana, contra o São Caetano, fora de casa, pelo Campeonato Paulista, mas foi perdendo espaço no sistema defensiva. 

Foi o primeiro reserva da lateral-direita na temporada, em situações que o clube não tinha peça de reposição imediata para Fagner no elenco. 

Em julho, Bruno Méndez acertou a sua ida por empréstimo para o Internacional, com o Colorado pagando integralmente os salários do atleta e ainda tendo pago uma compensação financeira ao Corinthians pelo negócio. O vínculo de Bruno com a equipe gaúcha é até junho de 2022. 

Jogos pelo Corinthians: 44
Jogos pelo Corinthians em 2021: 15
Gols pelo Corinthians: 1
Gols pelo Corinthians em 2021: 1

GIL 

Foi a terceira temporada seguida de Gil pelo Corinthians desde o retorno, em 2019. Iniciou a temporada contestado e até chegou a perder a posição no fim do primeiro semestre, quando Vagner Mancini começou a utilizar uma trinca de zagueiros, que tinha João Victor pela direita, Raul Gustavo na esquerda e Jemerson fazendo a sobra. 

Sorte do camisa 4 é que pouco tempo depois do então treinador adotar esse estilo de jogo, ele foi demitido, após a eliminação corintiana para o Palmeiras, no Paulistão. 

Quando Sylvinho assumiu a vaga deixada por Mancini, imediatamente Gil voltou ao time titular, incialmente fazendo dupla com Raul Gustavo, atuando pelo lado direito da zaga, e posteriormente, a partir da segunda rodada do Brasileirão, caindo pelo canto oposto, para o ingresso de João Victor entre os onze iniciais. 

Ficou fora apenas de um jogo do Brasileirão, por conta de suspensão. 

Jogos pelo Corinthians: 331
Jogos pelo Corinthians em 2021: 54
Gols pelo Corinthians: 13
Gols pelo Corinthians em 2021: 1

RAUL GUSTAVO 

Se destacou no Campeonato Paulista, mas sofreu com problemas particulares, que acabaram o afastando de alguns jogos cruciais para que o camisa 34 fosse preterido por João Victor. 

Ainda assim, foi um dos grandes destaques corintianos nesta temporada e se tornou um ativo que pode ser valorizado posteriormente. 

Chegou a ser negociado com o Bordeaux, da França, que acabou retirando a proposta pouco após ela ser aceita, por conta do fair play financeiro francês. 

Jogos pelo Corinthians: 14
Jogos pelo Corinthians em 2021: 13
Gols pelo Corinthians: 2
Gols pelo Corinthians em 2021: 2

LÉO SANTOS

Após mais de dois anos sem jogar, por conta de uma lesão no joelho, voltou a campo durante poucos minutos pelo Paulistão, mas ficou um bom tempo parado, por ter sido pego em exame antidoping, que na revisão inocentou o zagueiro. Chegou a ser utilizado no time sub-23 do Corinthians. 

Jogos pelo Corinthians: 44
Jogos pelo Corinthians em 2021: 3
Gols pelo Corinthians: 1
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

JEMERSON 

Contratado no fim do ano passado, não durou muito com o Corinthians, no qual tinha o contrato até o meio desse ano. 

Sofreu com algumas lesões, mas foi utilizado pela comissão técnica até o último jogo em que esteve disponível, mas não teve o seu vínculo renovado. 

Jogos pelo Corinthians:
Jogos pelo Corinthians em 2021:
Gols pelo Corinthians:
Gols pelo Corinthians em 2021:

FÁBIO SANTOS

Chegou a oscilar e ver a titularidade da lateral-esquerda ameaçada por boas atuações de Lucas Piton, mas foi o dono da posição no Corinthians em 2021. 

Atleta mais velho do Timão, com 36 anos, prorrogou o contrato, que terminaria no fim deste ano, até setembro do ano que vem, com aumento salarial. 

Segue sendo o cobrador oficial de pênaltis do Corinthians, com 100% de aproveitamento nas cobranças desde o seu retorno ao Parque São Jorge, em 2020. Neste ano foram cinco gols em cinco cobranças. 

Jogos pelo Corinthians: 278
Jogos pelo Corinthians em 2021: 44
Gols pelo Corinthians: 22
Gols pelo Corinthians em 2021: 5

LUCAS PITON

Teve oportunidades principalmente durante o revesamento que o técnico Vagner Mancini fez durante o Campeonato Paulista. Foi no Estadual, inclusive, que Piton marcou o seu primeiro gol como profissional, em um clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, pela primeira fase da competição, em bela cobrança de falta. 

Foi titular com Sylvinho nos primeiros jogos, mas logo depois perdeu espaço para o experiente Fábio Santos. 

Jogos pelo Corinthians: 56
Jogos pelo Corinthians em 2021: 21
Gols pelo Corinthians: 1
Gols pelo Corinthians em 2021: 1