Bando de Loucos

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

René Simões tem influência na boa fase do Corinthians. Carille explica!

Experiente treinador e dirigente inicia carreira longe dos campos como coaching esportivo e tem técnico do Timão como 'discípulo' desde o início do ano. LANCE! conta os bastidores

Gabriel Carneiro
Escrito por

- Ele está me ajudando desde janeiro. Sou muito grato por tê-lo ao meu lado.

O treinador que foi campeão paulista no primeiro semestre e agora lidera o Campeonato Brasileiro com larga vantagem tem apenas 43 anos, mas está desafiando obstáculos que colocariam medo em qualquer veterano e mantém o Corinthians invicto há 27 partidas na temporada. O LANCE! descobriu que Fábio Carille conta com uma espécie de "mentor" neste início de carreira, que tem só de experiência no futebol o que o corintiano tem de idade: o ex-treinador e diretor de clubes René Simões, de 64 anos.

Desde o início do ano, René aplica trabalhos de coaching esportivo a Carille. Com passagens por oito países ao longo da carreira, além da classificação da seleção da Jamaica à Copa do Mundo de 1998, prata olímpica com a Seleção feminina em 2000 e experiências em clubes como Fluminense, Botafogo, Coritiba, Bahia, Atlético-GO e Ceará como técnico e São Paulo e Vasco como dirigente, René decidiu abandonar o trabalho em campo e está se dedicando à nova área. Com Carille, o trabalho é de incentivador e conselheiro, visando apoiar o cliente a atingir objetivos e melhorar seu desempenho. O próprio técnico do Corinthians confirma a informação.

René Simões faz curso de mestre em coaching (Foto: Divulgação)

- Ele é um grande amigo, desde o ano passado decidiu que não quer mais trabalhar no campo, então está se formando como mestre em coaching e me ajudando muito no dia a dia, com mensagens diárias, ligações, encontros, jantares. É um cara vitorioso que está me dando uma grande força - revela Carille, que guardava o segredo até então, mas já utilizou os ensinamentos de Renê para atingir os objetivos do Corinthians ao longo desta temporada.

- Eu vou te trazer um exemplo da importância deste trabalho: nós ganhamos um jogo de 3 a 0 da Ponte Preta em Campinas (primeira final do Paulistão) e eu cheguei na segunda-feira pensando no que eu faria na semana. Aí eu falei com o René, que me aconselhou a não mudar uma vírgula do que eu vinha fazendo, porque se eu mudasse os jogadores perceberiam. São essas ajudas de um cara experiente, de 42 anos no futebol, que sabe a hora da euforia, da ansiedade... O trabalho com o René faz a diferença desde as críticas no começo do ano, de me fazer procurar não entrar em conflito. Desde janeiro, já tenho esse contato com ele e está sendo ótimo.

Em seis meses de carreira como treinador, Carille tem aproveitamento de 74% dos pontos que disputou, um título paulista e uma grande vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro (dez pontos para o segundo colocado, o Grêmio). Ele afirmou jovens jogadores, recuperou alguns contestados, resgatou veteranos e se tornou incontestável mesmo não tendo sido a primeira opção da diretoria para assumir o comando em janeiro. Ele melhorou sua capacidade de comunicação e aumentou a popularidade a níveis generosos mesmo já estando no Corinthians há oito anos como auxiliar.

Em todo esse processo de superação de críticas e consolidação, René Simões esteve ao lado de Carille. Está criando um monstro...