O Campeonato Brasileiro Série B chegou ao fim e dois jogadores com vínculos com o Corinthians vivem um futuro incerto: o lateral Léo Maná e o zagueiro Renato, emprestados a Criciúma e Atlético-GO, respectivamente.

A situação do defensor é mais delicada e chama mais atenção, visto que o contrato com o Dragão permanece em vigor e o jogador passou toda a temporada 2025 sem entrar em campo, tanto no Corinthians quanto no Atlético-GO.

Por outro lado, a situação de Léo Maná precisa ser definida com mais urgência, já que seu contrato com o Tigre termina no final deste ano e ainda não há um caminho estabelecido para a sequência da carreira. Vale destacar que o Corinthians vive um momento turbulento, de transferban, e está impossibilitado de realizar contratações.

Léo Mana - Criciúma

Formado nas categorias de base do Corinthians, o lateral chegou ao clube aos sete anos para atuar no futsal e, aos dez, passou a jogar também no campo. Pela base alvinegra, conquistou três títulos paulistas: em 2014 pelo sub-11, em 2017 pelo sub-13 e em 2021 pelo sub-17.

O jovem disputou duas edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo campeão e capitão da equipe em 2024. Pelo time profissional do Corinthians, acumula 30 partidas, 14 delas nesta temporada.

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

Léo Maná disputou seis jogos pelo Criciúma, apenas um como titular, com média de 31 minutos em campo. Teve 21,5 ações com a bola por partida e acertou 77% dos passes. Na defesa, registrou 0,8 desarmes, 0,8 interceptações e 1,8 cortes por jogo, além de 33% de aproveitamento nos duelos e média de 1,7 faltas cometidas. Sua performance recebeu nota 6,60 no Sofascore.

Seu contrato com o Tigre se encerra em dezembro e o futuro ainda é incerto. Nesta quinta-feira (27), o Criciúma realizou eleições que definiram Pedro Paulo Canella como novo presidente e, a partir disso, novas decisões devem ser tomadas nos próximos dias.

Para o planejamento de 2026, o técnico Eduardo Baptista está mantido no cargo, e algumas renovações já foram acertadas, como a do lateral-direito Marcinho.

O Corinthians conta no elenco com Matheuzinho, titular absoluto da posição, mas não dispõe de uma opção considerada reserva. Cabe ressaltar que Fagner também está emprestado ao Cruzeiro.

Renato - Atlético-GO

Atualmente emprestado ao Atlético-GO, Renato passou toda a temporada sem entrar em campo. Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Corinthians, soma mais de 100 partidas pelo Sub-20, com 13 gols marcados, além de 33 jogos e três gols pelo Sub-17. O defensor também acumula convocações para a Seleção Brasileira Sub-15, mas ainda encontra dificuldades para se firmar no profissional.

Neste ano, o atleta foi relacionado para dois jogos: Red Bull Bragantino 2 x 1 Corinthians, pelo Paulistão, em janeiro, e Atlético-GO 0 x 0 Operário, em novembro, pela Série B. Em ambas as partidas, porém, permaneceu não saiu do banco de reservas.

Segundo apuração do LANCE!, o Atlético-GO não deve impor muitas barreirar caso o jogador, que tem contrato de empréstimo com o Dragão até março de 2026, encerrar de forma antecipada.

Renato pelo Atlético-GO (Foto: Bruno Corsino)
Siga o Lance! no Google News