fe4a4413-7df6-4f4d-8be7-876c6484bfa3_WhatsApp-Image-2025-03-11-at-13.03.44-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Ulisses Lopresti
São Paulo (SP)
Dia 26/05/2025
19:46
Atualizado há 19 horas
Compartilhar

O Conselho Deliberativo do Corinthians (CD) se reúne nesta segunda-feira (26) para retomar a votação de um pedido de impeachment de Augusto Melo. O órgão irá analisar irregularidades na condução do presidente durante a parceria entre o clube alvinegro e a antiga patrocinadora, a casa de apostas 'Vai de Bet'. Horas antes do pleito, o dirigente convocou uma entrevista coletiva no teatro do Parque São Jorge e adotou um discurso de despedida.

➡️ Tudo sobre o Timão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Corinthians

— Saio de cabeça erguida. Se estamos fazendo algo bom para o Corinthians, o que estamos fazendo de errado? O seu dever, torcedor, é também cobrar. Cobrem as aberturas das contas. Por que vocês acham que queriam me tirar daqui correndo? O torcedor agora tem a chance de cobrar as aberturas das contas. Façam isso pelo bem do Corinthians. Obrigado, até breve - disse o presidente.

O clima na sala era de despedida, com o presidente cabisbaixo, falando sobre a iminente derrota no Conselho Deliberativo do Corinthians. Entretanto, pouco antes de sair da sala, proferiu aos jornalistas que aquilo não era uma renúncia.

— O jogo não acabou, mas saio de cabeça erguida. Saio do Corinthians neste momento, por enquanto, com salários em dia há sete meses, com planejamento de um ano que tinha tudo para dar certo — disse em momento "contraditório".

Augusto Melo se pronunciou antes de votação do impeachment (Foto: Ettore Chiereguini/AGIF)

Como será a votação?

A votação será realizada de maneira secreta pelos 302 conselheiros do clube aptos para a sessão. A primeira chamada será às 18h (de Brasília). Caso a maioria simples aprove o impeachment de Augusto Melo, o dirigente será afastado de maneira imediata até a realização de uma assembleia-geral, onde os sócios terão direito a voto.

Em caso de aprovação do impeachment, o Conselho Deliberativo terá cinco dias para definir a data da assembleia-geral de sócios do Corinthians, que será a etapa final para destituir Augusto Melo. Essa votação deve ocorrer em até 60 dias após o pleito entre os conselheiros.

Nesse cenário, o clube seria presidido provisoriamente pelo 1º vice-presidente da gestão, atualmente Osmar Stábile. As eleições definitivas para um novo mandatário em caso de impeachment seriam resolvidas por voto indireto no realizada no Conselho Deliberativo do Corinthians (CD), em data definida pelo presidente do órgão, Romeu Tuma Jr.

Siga o Lance! no Google News