Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Suécia
Escudo da Suécia
1
0
Escudo da Coreia do Sul
Coreia do Sul

VAR salva o enredo da travada vitória da Suécia contra a Coreia

Seleção sueca, que não disputava a Copa do Mundo há 12 anos, venceu em sua estreia, se juntou ao México na liderança do Grupo F e pressionou a Alemanha, próxima adversária

(Foto: AFP)
Escrito por

O quinto dia de Copa do Mundo começou com um jogo que, se não fosse a tal competição, pouco teria as atenções do planeta. Nesta segunda-feira, Suécia e Coreia do Sul se enfrentaram e, conforme o esperado, pouco apresentaram de positivo, porém protagonizaram mais um atrativo pênalti marcado com o auxílio do VAR, convertido por Granqvist e decisivo para o placar de 1 a 0 para os europeus, favoritos ante o patinho feio da chave. O duelo se deu pelo Grupo F, no Estádio Níjni Novgorod. 

Cabe destacar que o grupo é o mesmo de Alemanha e México. Como os mexicanos surpreenderam e venceram na estreia, a pressão aumentou para o lado alemão, que terá justamente a Suécia como próximo compromisso no sábado, às 15h.

AUSÊNCIA DE PESO
Quando a escalação da Suécia foi revelada, chamou a atenção a ausência de Victor Lindelöf, do Manchester United, que sequer saiu do hotel. Os suecos, que tinham confirmado os 23 jogadores à disposição, não explicaram muito bem a não presença do zagueiro, que, aparentemente, está doente - mais detalhes não foram divulgados. 

NÃO DEU PRA DESPERTAR 
Dentro de campo, o que se viu foi um jogo modorrento e pouco atrativo para quem, como nós, brasileiros, acordou cedo. A Coreia do Sul até ameaçou um calor inicial, mas logo o jogo voltou a esfriar. Em seguida, os suecos, favoritos, passaram a dominar as ações. 

A SEIS PASSOS DO PARAÍSO
Em melhor momento no primeiro tempo, uma bola apareceu à feição para Berg abrir o placar. O camisa 9 estava a seis metros, mas pecou na finalização e parou no goleiro Jo Hyeonwoo, que também voltou bem para a etapa final. No mais, o jogo estava truncado e seguia com poucas emoções. Até que... VAR!

TOMA-LHE VAR!
A Suécia tinha volume e pouco sofria com contragolpes. No entanto, sobretudo pela pouca efetividade de seu destaque, o 10 Forsberg, a seleção europeia não colaborava para um retorno às Copas, após 12 anos, mais empolgante. Até que Kim Min-Woo cometeu pênalti em Claesson, em lance onde o árbitro Joel Aguilar optou por deixar seguir. Logo depois, já com a Coreia no ataque, foi avisado a assistir ao lance na telinha e, aí sim, marcou o pênalti. Na bola, o zagueiro e capitão Granqvist guardou na rede com categoria.

TRAVADO
Mesmo com o gol, o duelo não pegou no tranco. A Coreia do Sul até tentou se atirar, mas a limitação emperrou as ações. Além disso, a reta final do jogo serviu para acentuar um quesito nada agradável: o jogo foi o mais faltoso do Mundial até aqui, com 43 marcações. 

E AGORA?
Agora, a vencedora Suécia enfrenta a Alemanha em duelo que pode até determinar a eliminação da atual campeã, no próximo sábado, às 15h (de Brasília), em Sochi. No mesmo dia, porém mais cedo, às 12h (de Brasília), a Coreia do Sul tenta evitar a fama de fiel da balança ao enfrentar o México, em Rostov. 

FICHA TÉCNICA
SUÉCIA 1 X 0 COREIA DO SUL
Local:
 Estádio Níjni Novgorod (Níjni Novgorod)
Data-Hora: 18/6/2018 - 9h
Árbitro: Joel Aguilar (ESA)
Auxiliares: Juan Zumba (ESA) e Juan Mora (COS)
Público: 42.300 pessoas
Cartões amarelos: Kim Shin-Wook (CDS); Claesson (SUE)
Cartões vermelhos: -

Gol:
 Granqvist (19'/2ºT)

SUÉCIA: Olsen; Augustinsson, Granqvist, Jansson e Lusting; Larsson (Svensson, 35'/2ºT), Ekdal (Hiljemark, 25'/2ºT), Claesson e Forsberg; Toivonen (Thelin, 30'/2ºT) e Berg. Técnico: Janne Andersson. 

COREIA DO SUL: Jo Hyeonwoo; Lee Yong, Kim Younggwon, Jang Hyunsoo, Koo Jacheol (Lee Seung-woo, 26'/2]T) e Park Jooho (Kim Minwoo, 27'/2ºT); Ki Sungyueng, Lee Jaesung, Son Heungmin, Kim Shinwook e Hwang Heechan. Técnico: Shin Tae-Yong.