Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Treinador valoriza ‘mentalidade vencedora’ da Suíça em virada

Vladimir Petkovic comparou as emoções durante a partida com uma volta na montanha-russa. Segundo o comandante suíço, a confiança do time foi essencial para a vitória

Vladimir Petkovic exaltou a mentalidade vencedora desenvolvida em sua passagem pela seleção suíça (Foto: AFP)
Escrito por

A vitória de virada por 2 a 1 sobre a Sérvia colocou a Suíça em uma situação bastante confortável para garantir vaga na próxima fase da Copa do Mundo. Basta um empate para ser uma das seleções classificadas no Grupo E da competição. O triunfo, no entanto, não foi fácil e exigiu demais das emoções, além de aflorar uma nova qualidade desse time.

Em entrevista coletiva após o duelo desta sexta-feira, em Kalinigrado, o técnico Vladimir Petkovic tentou expressar em palavras o que viveu dentro de campo durante os 90 minutos do confronto. Segundo ele, a euforia foi tão grande que seria possível compará-la a uma volta em um brinquedo de parque de diversões.

- Foi uma partida interessante, nós tivemos algo parecido com uma volta na montanha-russa, eles fizeram 1 a 0, e depois achamos nosso equilíbrio novamente no segundo tempo. Pessoalmente, depois do primeiro gol, eu estava eufórico, a gente marcou o gol de uma maneira fantástica. Acho que ninguém acreditava que poderíamos virar. Realmente foi algo muito emocionante. Tivemos pontos positivos e negativos, mas mesmo assim nós elevamos o nível depois do primeiro tempo - declarou o comandante.

Conhecida por ter uma defesa muito forte e com dificuldade para marcar gols, a seleção da Suíça tem mudado esse estereótipo nos últimos anos. Fruto do trabalho de Petkovic após a última Copa, que conseguiu dar equilíbrio à equipe e transformá-la em um time acostumado a vencer, algo importante para a vitória desta sexta-feira.

- O importante é que desenvolvemos essa mentalidade vencedora, mantivemos a nossa cabeça erguida, pensando positivamente. Nós tentamos vencer esse jogo, mas não só esse jogo, nós temos feito isso nas nossas partidas recentes, como fizemos contra o Brasil. Nós sempre encontramos uma reação e isso é uma característica muito importante da minha equipe - elogiou o treinador.

Com a vitória por 2 a 1, a Suíça vai a quatro pontos e ocupa a vice-liderança do Grupo E da competição. É a mesma pontuação do Brasil, que lidera por ter um gol a mais de saldo. O empate com a Costa Rica, na próxima quarta-feira, às 15h, basta para a seleção suíça garantir a classificação. Em caso de derrota, torcerá para uma derrota da Sérvia que, se vencer o Brasil, também às 15h de quarta, terá vaga garantida na próxima fase.