Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Todos atrás: Espanha se prepara para tentar furar o bloqueio do Irã

Seleção espanhola terá de enfrentar o ferrolho iraniano na segunda rodada da Copa do Mundo. Irã se destaca pela solidez defensiva e deu trabalho para grandes nações

MADDIE MEYER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP FILE SIZE/PIXELS/DPI
Escrito por

A Espanha terá um desafio maior do que aparenta na segunda rodada da Copa do Mundo, na próxima quarta-feira, às 15h, em Kazan. O Irã, líder do grupo, pode não ser uma das seleções mais tradicionais em Mundiais, mas virou sinônimo de solidez defensiva desde que o técnico português Carlos Queiroz assumiu a equipe. A seleção espanhola se prepara para enfrentar um sistema defensivo que chegou a ficar 12 jogos seguidos sem sofrer gols. 

Tudo se desenha para ser uma partida de ataque contra defesa, mas está longe de ser um jogo fácil. A Espanha, dona do terceiro melhor ataque das Eliminatórias da Europa, terá que vazar a equipe de melhor defesa da fase classificatória na Ásia. Os números impressionam: os iranianos sofreram gols em apenas quatro dos 18 jogos da competição, superando a marca de 1.100 minutos sem serem vazados.

A estreia do Irã no Mundial da Rússia foi um grande exemplo disso. Teve apenas 33% de posse de bola durante os 90 minutos contra Marrocos, trocou menos da metade dos passes de seu adversário e finalizou em direção ao gol em apenas duas oportunidades. Por outro lado, foram três contra-ataques e o placar final foi de 1 a 0 para a equipe asiática. 

A proposta do técnico Carlos Queiroz foi a mesma contra seleções grandes. É possível lembrar a atuação no Mundial do Brasil, em 2014, contra a Argentina. O placar estava sem gols até o minuto 91, quando Lionel Messi acertou um belo chute de fora da área. O Irã teve apenas 30% de posse de bola e se fechou com duas linhas de quatro - mesmo esquema que usará contra a Espanha. 

A Espanha vem de 21 jogos de invencibilidade, mas teve dificuldade exatamente contra outra equipe que se fechou com o mesmo esquema: a Suíça. No penúltimo amistoso antes da Copa do Mundo, empatou por 1 a 1 tendo 65% de posse de bola, mas não conseguiu agredir um adversário que veio com a proposta de se defender e jogar no contra-ataque.

O cenário deve se repetir contra o Irã e o técnico Fernando Hierro começa a pensar em estratégias para furar o bloqueio asiático. O lateral-direito Daniel Carvajal deve voltar para a equipe titular, e Thiago é outro que pode ganhar a vaga no meio. Nacho e Koke, titulares contra Portugal por terem boa marcação, devem ir para o banco. 

Portugal e Espanha terminaram a primeira rodada do Grupo B com um ponto cada. O Irã lidera a chave, com três pontos, e Marrocos é o lanterna, com zero. A Roja encara o Irã na quarta-feira, às 15h (horário de Brasília), em Kazan, e, no dia 25, pega Marrocos, em Kaliningrado, às 15h.