Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luis Enrique, ex-Barcelona, é cotado para ser o novo técnico da Espanha

Com a provável saída de Hierro, Luis Enrique é visto como principal nome para assumir a seleção espanhola. Michel e Quique Sanchez Flores também são candidatos à vaga 

Luis Enrique conquistou o 'triplete' como técnico do Barcelona (Foto: Giuseppe Cacace / AFP)
Escrito por

A eliminação da Espanha na Copa do Mundo colocou fim a trajetória pelo bicampeonato e também para a curta passagem de Fernando Hierro à frente da seleção. Chamado às pressas para substituir Julen Lopetegui, demitido a dois dias da estreia do Mundial, a permanência do treinador no próximo ciclo é praticamente inviável. Com isso, nomes começam a ser especulados e o de Luis Enrique, ex-Barcelona, é apontado como favorito para o cargo. 

Campeão do 'triplete' - nome dado a conquista de três competições no mesmo ano - pelo Barcelona, Luis Enrique carrega um currículo vitorioso e tem a simpatia dos torcedores, que votaram pela sua escolha no 'Diário Marca'. A Federação Espanhola também o vê com bons nomes  devido ao seu estilo de jogo, tendo dado novas opções de ataque ao 'tiki-taka'. 

O ponto que pesa contra é a sua personalidade forte, que gerou atritos com jogadores de dentro da seleção espanhola e com a imprensa local. Quando técnico do Barcelona, ficou marcado pelas respostas ríspidas e alguns bate-bocas com os jornalistas. Além de Luis Enrique, os nomes de Michel e Quique Sanchez Flores também concorrem à vaga. 

Míchel passou por Olympique de Marselha, Olympiacos, e Sevilla. É visto como um treinador de grupo, com bom relacionamento com jogadores e é amigo pessoal de Sergio Ramos, capitão da seleção espanhola. O problema é que seu currículo não carrega títulos de expressão ou grandes campanhas em torneios internacionais. 

Quique Flores já passou por clubes de peso como Atlético de Madrid, Valencia e Benfica. É visto como um treinador que sabe moldar sua equipe de acordo com o adversário que enfrenta, o problema é que a posse de bola não é um estilo bem visto pelo treinador. Costuma jogar no contra-ataque e usar a bola parada como arma. 

A Espanha volta a campo apenas no dia 8 de setembro, quando estreia na Liga das Nações contra a Inglaterra. A seleção espanhola está no Grupo 4 também ao lado da Croácia no torneio. Por curiosidade, ambas as seleções estão nas quartas da Copa do Mundo.