Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Suécia
escudo default
0
2
escudo default
Inglaterra

Bola aérea fatal e Pickford: como a Inglaterra bateu a Suécia e foi à semi

Seleção inglesa contou com bom trabalho nas jogadas pelo alto e brilho de seu goleiro para dominar a Suécia e garantir a classificação para a semifinal da Copa do Mundo

(Foto: AFP/FABRICE COFFRINI)
Escrito por

Regular e fatal. A Inglaterra pode não ter um elenco estrelado como em outras edições de Copa do Mundo, mas carrega uma organização que a qualifica para ser uma semifinalista. Contra a Suécia, essas características foram determinantes na vitória por 2 a 0, neste sábado, em Samara, resultado que garantiu a seleção inglesa como uma das quatro melhores deste Mundial - fato que não ocorria desde 1990 - foi quarta colocada na Itália. O canto de "o futebol está voltando para casa" vai ganhando cada vez mais sentido. 

Classificada, a seleção inglesa se prepara para a semifinal, marcada para a próxima quarta-feira, às 15h, em Moscou, contra o vencedor da partida entre Rússia e Croácia.  Os gols do triunfo foram marcados pelo zagueiro Maguire e pelo meio-campista Dele Alli, ambos em jogadas aéreas. Destaque também para o goleiro Pickford, que fez defesas impressionantes e foi um dos motivos que fizeram a Inglaterra se classificar para a próxima fase.


Posse de bola inglesa e muralha sueca
O cenário era o esperado e se repetiu nas quartas de final. A Suécia marcava com os 11 jogadores atrás da linha da bola e obrigava a Inglaterra a fazer ligações diretas para o ataque. Mesmo com 68% de posse no primeiro tempo, os ingleses não conseguiram ser efetivos com a bola rolando. Os muitos cruzamentos paravam na defesa sueca, que se postava como a muralha na frente da área. 

Caminho pelo alto: bola aérea faz nova vítima 
Sem sucesso com a bola no chão, a alternativa pelo alto pareceu mais viável e o famoso trem inglês formado nos escanteios deu resultado mais uma vez. Aos 29 minutos da primeira etapa, Young cobrou e coube ao zagueiro Maguire cabecear da marca do pênalti para abrir o placar, anotando o quinto gol inglês originado de bolas aéreas no torneio. Caminho foi aberto para a classificação. 

Sterling desperdiça chances inacreditáveis
​A Inglaterra poderia ter encaminhado a sua classificação se não fosse por Raheem Sterling. Foram dois gols inacreditáveis desperdiçados em um espaço de três minutos. No primeiro - onde estava impedido, por sorte - ele recebeu de frente para o goleiro e não conseguiu driblá-lo. No segundo, em posição legal, conseguiu passar por Olsen, mas se enrolou na hora de chutar e foi interceptado pela defesa sueca. 

Pickford se destaca 
Além dos gols pelo alto, outro grande destaque da Inglaterra foi Pickford. O goleiro inglês foi responsável por três grandes defesas, sendo duas impressionantes em boas chegadas da Suécia. Parou o atacante Berg, em uma cabeçada na pequena área, e o meia Forsberg, em uma bola que sobrou na marca do pênalti. Grande atuação e um dos principais responsáveis pela classificação. 

Dele Alli garante a classificação
​Apesar das atuações pouco expressivas na Copa do Mundo, Dele Alli fez bom jogo contra a Suécia e marcou o gol que praticamente garantiu a classificação da Inglaterra. Aos 12 minutos do segundo tempo, novamente pelo alto, o meio-campista aproveitou o cruzamento de Lingard para entrar atrás da defesa e cabecear sem chances para Olsen.

Harry Kane apagado e placar resolvido
Não foi o dia do artilheiro da Copa do Mundo. Mesmo com a boa vitória da Inglaterra, o atacante teve poucos espaços e não conseguiu ter uma chance clara de gol. Após o segundo tento inglês, a partida diminuiu de ritmo e passou a ser controlada pela seleção inglesa, que apenas esperou o tempo passar para garantir a classificação. 

FICHA TÉCNICA
SUÉCIA 0 X 2 INGLATERRA

Local: Cosmos Arena, Samara (Rússia)
Data-Hora: 07/7/2018 - 11h
Árbitro: Bjorn Kuipers (NED)
Auxiliares: Sander Van Roekel e Erwin Zeinstra (NED)
Público/renda: 39.991
Cartões amarelos: Maguire (ING); Guidetti e Larsson (SUE) 
Cartões vermelhos: -
Gols: Maguire (29'/1ºT - 0x1) e Dele Alli (12'/2ºT - 0x2)

SUÉCIA: Olsen, Krafth (Jansson - 39'/2º T), Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Claesson, Larsson, Ekdal e Forsberg (Olsson - 19/2º T); Berg, Toivonen (Guidetti - 19'/2º T). Técnico: Janne Andersson.

INGLATERRA: Pickford, Walker, Stones e Maguire; Trippier, Dele Alli (Delph - 30'/2º T), Henderson (Dier - 39'/2º T), Lingard e Ashley Young; Sterling (Rashford - 45'/2º T) e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.