Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rússia é candidata a vexame? Veja como foram os anfitriões nas Copas

Em 2010, África do Sul foi a primeira e único país-sede a ser eliminado na 1ª fase; russos estão há sete jogos sem vencer e são os piores em ranking da Fifa entre participantes

AFP
Escrito por

A Rússia encara a Arábia Saudita na abertura da Copa do Mundo sob muita desconfiança. O jogo acontece às 12h desta quinta  no estádio Luzhniki, em Moscou. A seleção, herdeira dos resultados da antiga União Soviética quarta colocada em 66, não venceu nenhum dos últimos sete amistosos que disputou - o último triunfo foi diante da Coreia do Sul, (4 x 2) em outubro do ano passado. O país está na 70ª colocação do ranking da Fifa, a pior entre os 32 participantes do Mundial . Na Copa das Confederações, espécie de ensaio para o torneio, caiu na primeira fase com derrotas para México e Portugal, vencendo apenas a frágil Nova Zelândia. 

O subproduto de tantos dados ruins é o alarme de que os russos repitam a África do Sul, que em 2010 foi a única seleção anfitriã em 20 edições a ter sido eliminada ainda na primeira fase. Excetuando-se a Espanha, em 82, os Estados Unidos, em 94, e o Japão, em 2002, todos os países-sedes ficaram entre os oito primeiros colocados. 

O tom áspero da imprensa local diante dos péssimos resultados levou o atacante Artem Dyuba a emitir um clamor de apoio e união em torno da seleção local:

- Gostaria de pedir a vocês, os jornalistas, que nos apoiem. O Mundial ainda não começou e já estão atuando de maneira agressiva. Deixem que termine o torneio para tirar conclusões. 

Estados Unidos foram às oitavas em 94 (JOEL MABANGLO / AFP)

'DRIBLARAM' O VEXAME

México, duas vezes, e Estados Unidos superaram as expectativas quando sediaram a competição. Os mexicanos chegaram às quartas de final em 70 e 86, até hoje os dois melhores desempenhos da equipe. Em ambos, a eliminação se deu para os futuros vice-campeões - Itália e Alemanha. Já os estadunidenses surpreenderam em grupo que tinha Colômbia, Romênia e Suíça e só foram eliminados pelo Brasil, que seria tetra, por apertado 1 a 0. Verdade que classificaram-se entre os terceiros colocados, condição que hoje não é possível. 

Uma seleção que flertou com campanha pífia foi a Espanha, que abrigou a competição 28 anos antes de sagrar-se, finalmente, campeã. Empatou com Honduras (1 x 1) e perdeu da Irlanda do Norte (0 x 1) na primeira fase, terminando em segundo lugar da chave. Na segunda fase, perdeu da Alemanha e empatou com a Inglaterra, em triangular. 

Nem mesmo Japão e Coreia, que compartilharam a organização em 2002, sucumbiram na primeira fase. Os japoneses foram eliminados pela Turquia nas oitavas, enquanto os coreanos foram até as semifinais, eliminando Itália e Espanha no caminho (jogos marcados por polêmicas de arbitragem, registre-se), e foram derrotados pela Alemanha. Foi a melhor campanha de um país asiático na história. 

A CAMPANHA DOS ANFITRIÕES

1930 - Uruguai campeão
1934 - Itália campeã
1938 - França eliminada nas quartas pela Itália (campeã)
1950 - Brasil derrotado pelo Uruguai na decisão
1954 - Suíça eliminada nas quartas pela Áustria  
1958 - Suécia derrotada na final pelo Brasil
1962 - Chile derrotado na semifinal pelo Brasil (campeão)

1966 - Inglaterra campeã
1970 - México eliminado nas quartas pela Itália (vice-campeã)
1974 - Alemanha campeã
1978 - Argentina campeã
1982 - Espanha eliminada na segunda fase 
1986 - México eliminado nas quartas pela Alemanha (vice-campeã)
1990 - Itália eliminada na semifinal pela Argentina (vice-campeã)
1994 - Estados Unidos eliminados nas oitavas pelo Brasil (campeão)
1998 - França campeã

2002 - Coreia eliminada na semifinal pela Alemanha (vice-campeã)
2002 - Japão eliminado nas oitavas pela Turquia (terceira colocada)
2006 - Alemanha eliminada na semifinal pela Itália (campeã)
2010 - África do Sul eliminada na primeira fase
2014 - Brasil eliminado na semifinal pela Alemanha (campeã)

AGENDA DO GRUPO A

14/6, às 12h - Rússia x Arábia Saudita 
15/6, às 9h - Egito x Uruguai
19/6, às 15h - Rússia x Egito
20/6, às 12h - Uruguai x Arábia Saudita 
25/6, às 11h - Uruguai x Rússia
25/6, às 11h - Arábia Saudita x Egito 

Clique aqui e confira a tabela completa do Mundial