Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Recorde que falta: CR7 já tem começo melhor do que Eusébio na Copa de 66

Com quatro gols em duas partidas, o atual camisa 7 e capitão lusitano traça uma trajetória no Mundial da Rússia que aumenta expectativa de alcançar histórico craque português

Cristiano Ronaldo está a dois gols de se igualar ao maior artilheiro de Portugal em Copas do Mundo (Divulgação)
Escrito por

Cristiano Ronaldo já é o maior artilheiro e recordista de jogos por Portugal e, nesta Copa do Mundo, tornou-se um dos únicos a balançar as redes em quatro Mundiais diferentes, além de o europeu que mais fez gols por uma seleção. Mas ele ainda pode superar Eusébio, que, com nove gols, é o maior artilheiro português na história das Copas. E o atual camisa 7, pelo que vem fazendo na Rússia, pode se animar a bater essa marca também.

CR7 tem sete gols em Copas do Mundo, dois atrás de Eusébio. Mas, neste Mundial, tem um começo mais animador do que o do antigo ídolo na única edição da qual participou. Eusébio foi o artilheiro em 1966, na Inglaterra, com nove gols, mas fez apenas um nas duas primeiras partidas de Portugal, enquanto o atual capitão do time já tem quatro.

Há 52 anos, Eusébio foi a estrela do Mundial, mas passou em branco no primeiro jogo, na vitória por 3 a 1 sobre a Hungria - diferentemente de Cristiano Ronaldo, autor dos três gols no empate por 3 a 3 diante da Espanha, na estreia. Eusébio, porém, balançou as redes em todos os cinco jogos restantes.

Na Copa do Mundo de 1966, a então estrela do Benfica fez seu primeiro gol no 3 a 0 sobre a Bulgária e fechou a fase de grupos com dois no 3 a 1 diante do Brasil. Nas quartas de final, deu show com quatro na vitória por 5 a 3 sobre a Coreia do Norte, fez o gol português, de pênalti, na derrota por 2 a 1 para a Inglaterra, na semifinal, e marcou outro no 2 a 1 diante da União Soviética que garantiu o terceiro lugar do torneio para os lusitanos.

Cristiano Ronaldo foi o autor dos quatro gols de Portugal na Rússia até o momento: os três do empate com a Espanha, na sexta-feira, e o da vitória por 1 a 0 sobre Marrocos, nessa quarta-feira. O craque terá, ao menos, mais um jogo no Mundial, contra o Irã, na segunda-feira, mas, como os lusos precisam só empatar para chegar às oitavas de final, é bem provável que o astro tenha no mínimo mais dois compromissos para alcançar os nove gols de Eusébio em Copas.

CR7 ainda pode igualar o ídolo se continuar como artilheiro do Mundial e pode se tornar o português com mais gols em um jogo de Copa - a marca é de Eusébio, com os quatro gols diante da Coreia do Norte. Hat-tricks (como é chamado fazer, ao menos, três gols em uma partida) são tão comuns na carreira do craque do Real Madrid quanto em todas as edições do Mundial: em ambos, o fato ocorreu 51 vezes.

Eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo, mesmo número  do argentino Lionel Messi, Cristiano Ronaldo passou a ser o segundo com mais gols por uma seleção na história (tem 85 gols por Portugal, só atrás dos 109 do iraniano Ali Daei), e, pela seleção, é quem mais atuou (152 jogos), quem tem mais partidas pelo país em Copas do Mundo (15) e Eurocopas (21), artilheiro em Euros (nove gols) e com mais hat-tricks (seis).

Aos 33 anos de idade, Cristiano Ronaldo acumula outros recordes individuais importantes: tornou-se o quarto jogador na história a fazer gols em quatro Copas do Mundo (igualando-se a Pelé e aos alemães Seeler e Klose) e é o maior artilheiro do Real Madrid (451 gols), do Mundial de Clubes (sete gols), da Eurocopa (nove gols), da Liga dos Campeões (120 gols) e de competições de clubes da Uefa (123 gols).