Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem ficou em terceiro lugar na Copa do Mundo 2018?

Última edição do torneio terminou com a Bélgica na terceira colocação

Bélgica e Inglaterra se enfrentaram na disputa pelo terceiro lugar na Copa da Rússia (Foto: PAUL ELLIS / AFP)
Escrito por

Com a disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo de 2022 definida entre Croácia e Marrocos, os torcedores buscam recordar quem ficou com o último lugar do "pódio" na última edição do torneio. Em 2018, na Rússia, a Bélgica terminou na terceira colocação após derrotar a Inglaterra por 2 a 0. Abaixo, o LANCE! relembra com mais detalhes como foi o confronto.

A forte geração belga chegou na sua segunda participação em Copas do Mundo de olho no troféu. Invicta na fase de grupos, a seleção europeia derrotou o Japão nas oitavas de final e o Brasil na fase seguinte. No entanto, não conseguiu bater a França nas semis, sendo derrotada por 1 a 0.

+ “Mbappé desafia Messi”: imprensa mundial repercute duelo na final da Copa do Mundo

Coincidentemente, a Inglaterra integrou o mesmo grupo da adversária pelo terceiro lugar em 2018. Apesar de terem feito um confronto equilibrado, válido pela terceira rodada do Grupo G, os belgas venceram por 1 a 0, com gol marcado por Januzaj. Foram os únicos pontos perdidos pela equipe de Southgate na primeira fase.

Nas oitavas de final, os ingleses venceram a Colômbia na disputa por pênaltis. Já nas quartas, derrotaram a Suécia com tranquilidade. Pela semifinal, contra a surpreendente Croácia - que disputa o terceiro lugar em 2022 -, o duelo terminou em 1 a 1 no tempo normal, mas os croatas marcaram o gol da vitória na prorrogação.

Liderados por Kevin De Bruyne, Hazard e Lukaku, os belgas encararam a Inglaterra no Estádio São Petesburgo. Abalados pela derrota na semifinal, os ingleses foram a campo com um time misto, enquanto os Diabos Vermelhos queriam a vitória para superar a campanha da Copa de 1986 - até então, a melhor colocação da história da Bélgica em Copas havia sido um quarto lugar.

A diferença de importância da partida entre as duas equipes ficou clara logo aos 3 minutos da etapa inicial, quando Meunier, após cruzamento de Chadli, abriu o placar. O jogo seguiu melhor para os belgas, que não conseguiram ampliar no primeiro tempo.

No início dos 45 minutos finais, após troca de Sterling por Rashford, os ingleses melhoraram e estiveram mais perto de marcar do que de sofrer o segundo. Porém, a imprevisibilidade do futebol falou mais alto: aos 36 minutos, Eden Hazard marcou o seu terceiro gol naquela edição e fechou o placar e o pódio do torneio.

Quatro anos depois, a Bélgica não conseguiu repetir a grande campanha e encerrou a sua participação ainda na fase de grupos, no qual enfrentou Croácia e Marrocos. Por outro lado, os ingleses chegaram nas quartas de final, mas foram derrotados, por 2 a 1, para a França.

Agora, no Qatar, Croácia e Marrocos fazem o confronto pela terceira colocação. Assim como na última Copa, as duas seleções já se enfrentaram na fase de grupos, com empate em 0 a 0. O duelo ocorre neste sábado, às 16h (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa.