Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quem escolhe o vencedor do prêmio de melhor jogador da Copa do Mundo?

Finalistas neste domingo, Messi, Mbappé e Griezmann são os principais candidatos 

Messi, Mbappé e Griezmann são candidatos ao prêmio de craque da Copa (AFP / Montagem LANCE!)
Escrito por

Argentina e França se enfrentam, neste domingo, na grande final da Copa do Mundo 2022. Além de definir o novo país tricampeão mundial, a partida deve determinar o vencedor do prêmio de melhor jogador do torneio. Messi, Mbappé e Griezmann são os principais candidatos. Abaixo, o LANCE! explica como funciona a eleição.

A definição do ganhador sairá dos sete homens que compõem o Grupo de Estudos Técnicos da FIFA. Arsene Wenger, gerente de desenvolvimento global da entidade, é o líder do grupo e é acompanhado por outros seis seis notáveis, que são ex-jogadores ou treinadores.

Os membros recebem relatórios oficiais de análise de desempenho e debatem antes de determinar o vencedor. Além do prêmio de melhor jogador, o grupo também escolhe os vencedores dos prêmios de revelação, melhor goleiro e seleção da Copa.

Os sete responsáveis pela escolha do craque da Copa do Mundo:

Arsène Wenger: técnico francês que comandou o Arsenal (ING) por 18 anos.

Jurgen Klinsmann: um dos maiores jogadores da história do futebol alemão, tendo conquistado a Copa de 1990. Como treinador, disputou as edições de 206 e 2014.

Alberto Zaccheroni: treinador italianos com passagens por Milan e Juventus. Foi o técnico do Japão na Copa de 2014.

Cha Du-Ri: lateral-direito de 42 anos, que disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2010 pela seleção da Coreia do Sul.

Sunday Oliseh: ex-volante nigeriano, que disputou as Copas de 1994 e 1998, e atualmente é treinador.

Faryd Mondragon - ex-goleiro colombiano, que disputou três Copas do Mundo (1994, 1998 e 2014). Na última participação, ele entrou em campo aos 43 anos e se tornou o jogador mais velho a disputar uma partida de Copa. Ele acabou sendo superado em 2018.

Pascal Zuberbühler - goleiro suíço, que disputou a Copa do Mundo de 2006.