Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

E a posse de bola? França acaba com ‘reinado tático’ que vinha desde 2010

Equipe de Deschamps foi só a 18ª no quesito, com menos de 50% de média de posse de bola por jogo no Mundial; campeões anteriores priorizavam controle com a bola

França teve posse de bola de apenas 39% na final, contra 61% da Croácia (Foto: AFP)
Escrito por

A Copa do Mundo chegou ao fim com a França como bicampeã mundial. A equipe de Didier Deschamps venceu a Croácia com sobras por 4 a 2, com grande atuações de seus principais jogadores, como Griezmann, Mbappé e Pogba. No entanto, a conquista francesa e a vitória sobre os croatas não representaram amplo domínio dos 'Les Bleus' quando o quesito se trata de posse de bola. Ao contrário de 2010 e 2014, quando Espanha e Alemanha ganharam o Mundial se impondo com a posse, a França mostrou neste ano que nem só de posse de bola se faz um campeão no futebol moderno.

A seleção capitaneada por Hugo Lloris teve um desempenho abaixo de muitas equipes no mundial quando o assunto é bola no pé, tendo apenas 49,8% de média de posse considerando os setes jogos da campanha. A França foi apenas o 18° time nas estatísticas de posse de bola durante o Mundial, ficando atrás de seleções menores como Arábia Saudita, que teve 57% de média e Tunísia, com 51,3%. A Espanha foi a melhor no quesito, com 69,2% e o Brasil ficou em quinto, com 56,8%.

Dos sete jogos da França nesta Copa, ela dominou a posse de bola apenas em três. Em quatro partidas na fase de mata-mata, os franceses só lideraram a posse nas quartas de final, em vitória por 2 a 0 sobre o Uruguai.

A POSSE DE BOLA NOS JOGOS DA FRANÇA NESTA COPA

França 2 x 1 Austrália - 51% x 49%
França 1 x 0 Peru - 44% x 56%
França 0 x 0 Dinamarca - 38% x 62%
França 4 x 3 Argentina - 41% x 59%
França 2 x 0 Uruguai - 58% x 42%
França 1 x 0 Bélgica - 40% x 60%
França 4 x 2 Croácia - 39% x 61%

- A França fez um gol de cabeça e nada mais além de defender. Eu preferia ter perdido para o Brasil nas quartas de final. Pelo menos era um time que queria jogar futebol. A França só pratica o antifutebol - disse o goleiro Thibaut Courtois, da Bélgica, após sua seleção perder para os franceses na semifinal.

A França é a seleção com menos posse de bola dentre as campeãs desde 2010. Na Copa realizada na África do Sul, a Espanha se notabilizou pela posse de bola e pela quantidade de passes trocados, o famoso tiki-taka. Neste mundial, a Espanha teve incríveis 89% de acerto nos passes - e se sagrou campeã no fim. Quatro anos mais tarde, no Brasil, a Alemanha, teve bom índice de posse de bola, com 57,7%, perdendo no quesito apenas para os espanhóis com 59%. Agora, porém, a Copa do Mundo está nas mãos de uma "cirúrgica" França.