A eliminação na segunda rodada da Copa do Mundo contra a França foi dolorosa para os torcedores argentinos. Não só por causa da saída antecipada da Argentina, mas por causa do nível mostrado no gramado. Em meio a esse cenário, a continuidade de Jorge Sampaoli está sob análise minuciosa. O treinador tem quatro anos de contrato restantes. E o AFA deve pagar 20 milhões de pesos (cerca de R$ 2,7 milhões) como compensação. Diante disso, uma iniciativa estranha surgiu na plataforma na internet change.org.
Do que se trata? Fãs zangados começaram um pedido incomum para Sampaoli doar o dinheiro da indenização que ele receberia por finalizar seu contrato. Eles propõem que o dinheiro seja usado para consertar estradas e escolas. "Se você é um dos milhões de argentinos irritados com a cláusula contratual de nosso técnico, ainda é hora de fazer justiça", diz a ordem. Um pedido curioso ou controverso.
Quem organizou isso? "Não somos uma facção. Somos um grupo de argentinos que sente o que todos estão sentindo. Somos vítimas de uma condução vergonhosa deixados sem Copa do Mundo, sem Messi e nenhum futuro para o nosso futebol", diz o texto que foi solicitado à agência de publicidade Red Smoke.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.