Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pool da Copa: Federações da Concacaf recebem indenização por fraude

Companhia espanhola teria subornado funcionários por conta de direitos das Eliminatórias

Costa Rica em ação na Copa do Mundo da Rússia (Foto: AFP)
Escrito por

A Fedefútbol (federação da Costa Rica) vai receber uma recompensa financeira de US $ 600.000 (cerca de R$ 2 milhões) da empresa de mídia "Imagina US" como resultado de uma fraude desta para com a confederação da Costa Rica e outras entidades da Concacaf.

A juiza do Distrito Leste de Nova York, nos Estados Unidos, Pamela Chen, ordenou o pagamento depois que a empresa se declarou culpada de "duas acusações de conspiração para cometer fraude em transferências", de acordo com uma declaração oficial da Concacaf.

O documento menciona os Estados Unidos, em Departamento de Justiça, que o suborno ocorreu em troca de um contrato que incluía meios de comunicação e direitos de marketing para jogos das Eliminatórias para as Copas do Mundo da Rússia 2018 e do Qatar 2022.

A maioria dos membros oficiais das federações que pagaram ou subornos e intermediários recebidos já se declararam culpados de participar nesses regimes, incluindo o presidente da Federação de Futebol da Costa Rica, Eduardo Li.

Espanhola, a empresa Imagina US era conhecida no passado como MediaWord e pertence, em grande parte, à organização Spanish Media Audiovisual, com domicílio legal em La Florida, Estados Unidos.

O comunicado explica que a primeira acusação se baseia no fato de a Imagina US ter pago propinas entre 2012 e 2015, quando adquiriu os direitos de Eliminatórias em alguns países caribenhos. Isso surgiu através de um acordo com a união de futebol desta área.

A segunda revelação está causando fraude ao Fedefútbol porque esta empresa pagou subornos entre 2008 e 2015, quando assumiu os direitos de transmissão das Eliminatórias da Copa do Mundo em quatro países da América Central, incluindo Costa Rica.

A informação publicada pela Concacaf explica que os pagamentos de restituição aos países da área são os seguintes, de acordo com as confissões da empresa espanhola, serão dados a Honduras, Costa Rica, Guatemala, El Salvador e membros da União de Futebol do Caribe

O presidente da Concacaf, Victor Montagliani, sublinhou que "ao longo dos últimos três anos, te trabalhado para mudar a cultura de administração do futebol na região e a forma como é gerido o negócio, concentrando-se novamente no futebol, como sempre deveria ter sido "

O "La Nación" tentou falar com o presidente da Fedefútbol, Rodolfo Villalobos, sobre este pagamento, mas o mesmo disse que não vai se referir a publicação, uma vez que ainda não recebeu a notificação oficial da Concacaf, embora já publicados no site da área .

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.

LANCE! e La Nación são parceiros no Pool da Copa