Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pool da Copa: ‘Colômbia, a mesma equipe, porém diferente’

O jornalista Gabriel Meluk, do jornal colombiano E Tiempo, faz uma análise profunda da Seleção da Colômbia antes da estreia no Mundial, contra o Japão

AFP
Escrito por

Uma das palavras mais usadas e repetidas é a renovação. É pronunciado como um abracadabra de poderosos mistérios mágicos - e até mesmo místicos - que pelo poder quase sobrenatural faz com que as equipes apareçam com novos jogadores como um requisito indispensável para alcançar o sucesso.

A Seleção Nacional da Colômbia está a 48 horas de disputar seu primeiro jogo do Grupo H contra o Japão, a Copa do Mundo na Rússia, com uma equipe em que menos da metade dos 23 jogadores fizeram parte do grupo que disputou o Mundial há quatro anos, no Brasil.

É paradoxal que 13 jogadores, 56,52% dos convocados, não tenham a experiência de já ter jogado pelo menos uma Copa do Mundo (José Cuadrado, Yuri Mina, Dávinson Sánchez, Oscar Murillo, Farid Díaz, Johan Mojica , Wílmar Barrios, Jefferson Lerma, Mateus Uribe, José Izquierdo, Luis Fernando Muriel, Miguel Borja e Falcão García). 72,72% da provável equipe titular (8 de 11 jogadores) dão à hipotética formação titular da Colômbia uma sensação de segurança por terem jogador no Brasil em 2014. Vale a pena dizer então que a Colômbia é o mesmo time, mas diferente.

Então, pode-se dizer que a Colômbia é uma equipe inexperiente, mas tem uma longa rodagem. A mistura entre jovens e veteranos parece ser a chave para o sucesso. Não aposente jogadores prematuramente nem rejuvenesce o grupo pela força do simples prurido para mudar para mudar.

O caso exemplo para esta situação é o de Radamel Falcao Garcia, capitão da equipe que apesar de sua ampla e brilhante carreira será um estreante na Copa do Mundo da Rússia, depois de perder o mundial passado com uma lesão no joelho. Ou seja, ele será um debutante veterano.

O termo "renovação" esconde, incidentalmente, o tema da idade dos jogadores e do debate entre jovens e veteranos no jogo. A teoria física e do futebol que prevalece é que o jogador de futebol está na plenitude de suas condições quando tem 27 anos de idade.

A equipe nacional de hoje, com uma média de idade de 27,3 anos, ocupa a 17ª posição entre as equipes mais velhas da Copa do Mundo. Está quase no meio de uma classificação na qual o recém-chegado Panamá é o "mais velho" de todos, com uma média ponderada de 29,4 anos, e a Nigéria, a mais jovem com 24,9. No intervalo de 27 anos, com a Colômbia são 12 equipes, um terço dos participantes que esperam para amadurecer uma grande campanha na Copa do Mundo.

LANCE! e El Tiempo são parceiros no Pool da Copa