Avatar
Lance!
Olé (Argentina)
Dia 12/07/2018
22:45
Atualizado em 13/07/2018
08:55
Compartilhar

Néstor Pitana foi indicado para apitar a final da Copa do Mundo entre a França e a Croácia, neste domingo, às 12h, em Moscou. Vale lembrar cinco anedotas do missionário, de um perfil midiático baixo e que não possui redes sociais.

1) O grande Pitanazo: Essa foi a expressão de Carlos Bianchi para reclamar da arbitragem do árbitro em 30 de março de 2014. O juiz deu um escanteio para River contra o Boca e Ramiro Funes Mori marcou de cabeça. Do lado técnico, foi um pequeno erro, mas com fortes consequências, porque o Millo venceu por 1 a 0 justamente por conta deste gol. Os dirigentes do Boca reclamaram muito de Pitana.

2) A expulsão de Cardona: Foi o que aconteceu em 5 de Novembro de 2017. O Boca venceu o River venceu por 2 a 1 no Monumental. Pitana expulsou de forma equivocada o colombiano Cardona, do time xeneize, por uma cotovelo que não existira em Enzo Pérez. Foi apenas uma carícia. Ficou tão marcado que sequer foi cogitado para dirigir o jogo decisivo da Supertaça daquele ano.

3) Um desastre no Estudiantes x Chacarita: Foi na penúltima rodada da Superliga. E um erro rude ele deixou seguir uma jogada em que a bola saiu mais de um metro do gramado e na continuidade Pitana marcou um pênalti por uma mão casual de Desábato. A culpa foi compartilhada com o juiz assistente Hernán Maidana, que também estará na linha neste domingo. Além disso, nesse jogo, o segundo gol de Chaca se originou em um agarrão não percebido pelo árbitro. Juan Sebastián Verón, presidente do Estudiantes, declarou: "Se eu estivesse no gramado, a partida não terminaria".

4) O árbitro recorde: A final será o seu nono jogo de Copa do Mundo, se tornando o segundo juiz com mais experiência na Copa, atrás do uzbeque Ravshan Irmatov, que está em sua terceira Copa do Mundo. Pitana se igualou a Angel Coerezza, o único juiz argentino com duas Copas do Mundo, embora seja muito melhor considerado pela FIFA do que pela AFA. Eles o valorizam positivamente seu poder físico e isso é respeitadp pelos jogadores de futebol.

5) Uma esposa muito bonita: Romina Ortega, sua esposa, não é exposta na mídia, mas nas redes sociais muitas vezes carrega fotos muito sensuais que provocam comentários.

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.

LANCE! e Olé são parceiros no Pool da Copa
Siga o Lance! no Google News