Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pool da Copa: ‘Bélgica x França, o confronto mais antigo do mundo’

A publicação belga Sport Foot Magazine relembra o histórico de confrontos entre França e Bélgica antes da semifinal da Copa da Rússia, nesta terça

AFP
Escrito por

No final de junho de 1930, as equipes da França e da Bélgica embarcam, respectivamente, em Nice e Barcelona, a bordo do Conte Verde da Blue Star Line. A caminho de Montevidéu e a primeira Copa do Mundo, cujos dois países foram os primeiros na Europa a aceitar o convite. Oitenta e oito anos depois, o navio franco-belga finalmente chega ao porto de São Petersburgo na terça-feira para uma partida tão clássica que até agora esquecemos que poderia ser a partida do século, mas entre os dois países mais próximos e mais diferentes da Terra. Nos campos de futebol também, esses dois países são os "mais interligados" da história.

França-Bélgica desta terça será o 74º confronto dos times na história, mas o primeiro oficial desde 1986! Saldo: 30 vitórias belgas, 24 francesas, 19 empates, mas uma Copa do mundo para a França. Faremos um destaque nas 5 partidas mais emblemáticas do relacionamento descrito como "amistoso".

1 de maio de 1904, Bruxelas: Bélgica 3-3 França
É a partida sem a qual nada teria acontecido. E talvez nem mesmo a Copa do Mundo! No gramado do Vivier d'Oie, em Uccle, o estande dilapidado do clube de hóquei de corrida é a última testemunha deste momento histórico: o encontro entre as equipes da Bélgica e da França é simplesmente o primeiro jogo internacional da História! Se até então, é claro, ingleses, escoceses e galeses competiam regularmente no berço do futebol, eles nunca exportavam suas equipes para o continente. Os melhores amigos-inimigos do mundo compartilham a estaca. No final da reunião, um encontro é feito 21 dias depois em Paris: Dinamarca, Holanda, Suécia, Suíça e Espanha juntam-se aos franceses e belgas para criar a FIFA.

22 de abril de 1906, Paris: França 0-5 Bélgica
Como acontece com a Holanda, as duas equipes competem a cada ano: depois de um 7-0 em Bruxelas, os belgas ganham 0-5 em Saint-Cloud. Em La Vie sportive, o órgão da Federação Belga, Pierre Walckiers escreve que os belgas, em vermelho, "lutaram como belos demônios". Os diabos vermelhos nascem.

16 de junho de 1984, Nantes: França 5-0 Bélgica 
Uma obra prima. Depois de décadas de anonimato das duas equipes, Michel Hidalgo e Guy Thys os colocaram de volta no centro do jogo no início dos anos 80. Agradecemos em particular a uma vitória esplêndida (2-0 em Heysel) das obras de Vandenbergh e Czerniatynski, Bélgica. Derrota a França, mas também a Holanda e a Irlanda na qualificação para o Mundial 82. Onde os mágicos Blues de Platini, Giresse e Tigana adquirem com a trágica semi-final de Sevilha contra a Alemanha a reputação de "magníficos perdedores" ". Vai levar Euro 84 e esta demonstração extraordinária de Platini (3 gols contra os belgas) para a França para finalmente ganhar um título supremo. Na manhã da partida do Beaujoire, Hidalgo avisou: "Os belgas são nossas bestas negras". Não naquele dia.

28 de junho de 1986, Puebla: França 4-2 Bélgica 
Estranhamente, a última partida oficial entre os dois países remonta a 32 anos , na disputa pelo terceiro lugar. Jogo decepcionante porque coincidir com o desapontado, que para o terceiro lugar raramente é emocionante. Os franceses provavelmente queriam mais vencer esta pequena final, eles foram mais uma vez parados pelo ogro alemão depois de uma perfeita sinfonia contra o Brasil em Guadalajara. Os belgas, eles já tinham ganhado tudo, deixando uma URSS grandiosa, uma Espanha fraca e tropeçando em um Maradona em estado de graça.

7 de junho de 2015, Saint-Denis: França 3-4 Bélgica 
O último confronto, o único que Didier Deschamps se lembra bem: naquele dia, um ano antes da Euro 2016, a Bélgica mergulhou o Stade de France no torpor depois de liderar 1-4. Hazard e Fellaini são os grandes jogadores da partida. Já estavam lá: Courtois, Witsel, Chadli, Vertonghen, Mertens, Alderweireld, Lukaku, Carrasco e até mesmo Dendoncker e Tielemans! Esta é uma partida de revelação porque, a partir deste dia, e não mudou desde então, o futebol da França começou a considerar a Bélgica como seu maior adversário nos próximos anos.

* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.

Lance! e Roularta são parceiros no Pool da Copa