Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pool da Copa: ‘Behrami estará no mesmo nível de Maradona e de Pelé no próximo domingo’

Os jornalistas Max Kern e Michael Wegmann, do jornal 'Blick', da Suíça, contaram um pouco da história de um dos principais jogadores da seleção rival do Brasil na estreia no Mundial

Behrami vai para a sua quarta Copa do Mundo (Foto: JUAN MABROMATA/AFP/)
Escrito por

O jogo de estreia da Suíça contra o Brasil será o 80º jogo internacional de Valon Behrami, de 33 anos, uma lenda da Copa do Mundo. O Ticino vai jogar sua quarta edição.

- Esta é a fase da minha carreira que eu realmente posso aproveitar. E eu não acho que esta será minha última Copa do Mundo - diz o "guerreiro" Valon Behrami a apenas quatro dias do início do jogo contra o pentacampeão mundial Brasil. Para Behrami um momento muito especial na carreira.

Lance! e Blick são parceiros no Pool da Copa

Com a sua quarta presença em Copa do Mundo, ele encontra o acesso ao ilustre grupo de lendas do futebol como Pelé, Ronaldo, Cafu, Maradona (Argentina), Xavi, Casillas (ambos Espanha), Paolo Maldini (Itália) ou Miro Klose (Alemanha ). O zagueiro mexicano Rafa Marquez vai comemorar sua quinta participação na Copa do Mundo. Apenas o Lothar Matthaus alemão, Italo goleiro Gigi Buffon e México goleiro Antonio Carbajal estavam presentes em cinco Copas do Mundo.

Foi há quase 13 anos, quando o técnico da seleção Köbi Kuhn, em outubro de 2005, convocou o então garoto de 20 anos da Lazio para as eliminatórias da Copa do Mundo. O duelo era contra a França e terminou empatado por 1 a 1. Behrami substituiu Barnetta nos acréscimos do segundo tempo.

Já no segundo jogo Behrami teve um papel coadjuvante. Na primeira etapa do Mundial, o Coringa no Stade de Suisse precisou de apenas três minutos para marcar contra a Turquia. Graças ao gol de ouro de Behrami, a Suíça venceu por 4 a 2 a Batalha de Istambul e avançou para a Copa do Mundo de 2006.

E a primeira Copa do Mundo de Behrami foi na Alemanha. Sua lembrança de 2006?

- Eu joguei um pouco - disse Behrami. Pouco? Foi apenas um minuto no triunfo de 2 a 0 contra a Coreia do Sul.

E na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul? Na histórica vitória por 1 a 0 sobre a eventual campeã Espanha, Behrami se machucou. Depois, contra o Chile, o técnico Ottmar Hitzfeld o escalou desde o início. Depois de 31 minutos, Behrami deu uma cotovelada em Arturo Vidal e foi expulso: "Lá fui eu imediatamente para fora do jogo".

Na Copa de 2014, no Brasil,, Behrami se redimiu e logo na estreia contra o Equador. Nos acréscimos do segundo tempo se tornou um meme do YouTube. Primeiro, Behrami dcesarmou um adversário na área suíça, puxou o contra-ataque e levou um pontapé do adversário. Levantou-se do chão, ainda na altura do círculo central, e projetou o contra-ataque, terminado com o gol de Seferovic: triunfo de 2 a 1 graças a disposição de Behrami de lutar pela bola: "Pela primeira vez eu fui parte importante da equipe nesta Copa do Mundo".

E no domingo contra na Rússia? Na tribuna de Rostov- sua mãe Lara Gut manterá os dedos cruzados diante do Brasil.

* Texto publicado no jornal Blick'da Suíça, parceiro do LANCE! no Pool da Copa