Um é escravo de suas palavras e dono de seus silêncios. E por estas horas, Claudio Tapia estará lembrando o que andou dizendo: o arquivo o condena. Em menos de dois meses, ele passou do apoio incondicional ao projeto de Sampaoli ao desencantamento que, pelo menos, o faz repensar se a continuidade dessa comissão técnica é a melhor opção. Claro, se até mesmo Sampaoli ainda é o treinador da seleção nacional é graças a uma cláusula de 20 milhões de dólares (em troca de pesos, cerca de 600 milhões) que o próprio Tapia assinou: quem decide interromper o acordo unilateralmente, deve pagar ao outro esse número.
Após ser eleito presidente da AFA, Tapia anunciou publicamente que todos os contratos autorizados pela Comissão de Normalização, chefiada por Armando Pérez, seriam revertidos. Entre eles estava o de Edgardo Bauza, por aquele então treinador da Argentina, que foi interrompido em busca de um golpe de efeito.
Foi a primeira grande decisão intimamente ligada à seleção da atual diretoria: Tapia, assessorada por Daniel Angelici, comunicou-se com os líderes do Sevilla com o objetivo de rescindir o contrato de Sampaoli, o levando a assumir o comando da seleção nacional, desejo que alcançaram mais tarde ao pagar um milhão e meio de dólares à instituição espanhola.
Tapia e companhia ficaram fascinados com Sampaoli. Nele eles viram o treinador pelos próximos cinco anos. Ou ainda mais: Sampaoli seria o chefe da refundação do futebol argentino. E o treinador não veio sozinho. Com ele, chegou um grande corpo técnico que lançou um plano para recuperar o terreno perdido na juventude: tudo desmoronou em 50 dias.
Em 13 de julho, em entrevista à "Radio Mitre", ele havia apoiado fortemente o técnico.
- Banco Sampaoli, mesmo se não passarmos da primeira fase da Copa do Mundo. Eu já falei com ele, ele tem um contrato de cinco anos, é um projeto do qual ele está no comando, eu confio nele, ele foi bem recebido quando veio porque estava confortável em Sevilha e até tinha ofertas para superar. um valor - " disse o líder do futebol argentino, sem hesitação. Então, o que todos sabem aconteceu.
Se é bom ou ruim, Tapia pedirá a renúncia de Sampaoli é outra questão. O desencantamento existe e a intenção de redirecionar também a estrutura do selecionado. Mas o arquivo o condena: em 50 dias, seu plano entrou em colapso. E é por isso que você também terá que pagar as contas.
* O Pool da Copa é a união de grandes veículos de comunicação do mundo para um esforço de troca de informações. O objetivo é manter seus leitores por dentro do que acontece com as seleções de outros países, porém, com uma visão local.