Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De lá para cá: Willian constrói e coroa Neymar em lance na esquerda

Nas duas melhores jogadas, camisa 19 estava no lado oposto ao que jogou a maior parte do tempo. Com velocidade, dribles e bom passe, foi o construtor que a Seleção precisou

(Foto: Saeed Khab/AFP)
Escrito por

Embora tenha passado a maior parte da partida contra o México atuando do lado direito, onde costuma jogar, Willian decidiu a favor do Brasil em jogada pela esquerda, quando dividiu o protagonismo com Neymar. Dos quatro jogos da Copa do Mundo até aqui, o atacante fez sua melhor partida e foi um construtor de lances perigosos. Foi extremamente agudo quando puxou os ataques brasileiros arrancando atrás do meio-campo e puxando - e ganhando - da marcação na velocidade.

Na jogada do primeiro gol do Brasil, estava próximo à área mexicana, pelo meio, quando foi acionado por Neymar e leu rapidamente a jogada. Recebeu passe de calcanhar do camisa 10, arrancou para dentro da grande área pela esquerda e ganhou na velocidade dos dois defensores mexicanos. Com a linha horizontal aberta, deu ótima assistência e viu o atacante abrir o placar. Jogada inteligente de dos dois craques da Seleção. 


Em mapa de calor do Footstats, é possível constatar a presença de Willian pelo setor direito brasileiro. Bem aberto na ala, o camisa 19 percorreu todo o setor, ajudando, inclusive, Fagner a sustentar as investidas mexicanas por ali no primeiro tempo. No ataque, é possível perceber que a entrada esquerda da grande área foi o outro pedaço do campo a contar com a presença de Willian.

Mapa de calor de Willian no jogo (Foto: Footstats/Reprodução)

No jogo da redenção, foram 31 passes certos e apenas cinco errados. Oito cruzamentos, três deles errados e dois desarmes feitos por Willian enquanto esteve em campo. Perigoso quando puxou os ataques brasileiros, mais do que um finalizador, é um construtor. Contra o México, foram apenas dois chutes a gols, como mostra o mapa abaixo.  

Os dois chutes de Willian na partida (Foto: Footstats/Reprodução)

Em outra boa jogada na velocidade, Willian partiu mais uma vez de trás do meio-campo, tabelou duas vezes com Gabriel Jesus e foi direto para a ala esquerda, onde achou espaço para evoluir. Cortou para o meio e achou o camisa 9 em ótimas condições para finalizar. Mais uma vez, foi um construtor mais do que um finalizador.