Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

O que acontece com a taça da Copa do Mundo depois da comemoração?

Final da Copa do Mundo de 2022 acontece neste domingo entre Argentina e França<br>

Taça da Copa do Mundo não fica com a seleção campeã (Foto: Glyn KIRK / AFP)
Escrito por

Jogadores de Argentina ou França vão levantar a taça da Copa do Mundo neste domingo. O contato com o troféu original, no entanto, será por pouco tempo. Abaixo, o LANCE! explica o que acontece com a taça após o fim das comemorações.

Por questões de segurança, o vencedor da Copa do Mundo fica com uma réplica, e não com a taça original. O objeto é feito de ouro maciço de 18 quilates, tem 36,8 cm de altura e pesa 6,175 kg, segundo o site da Fifa. 

O que acontece com a taça da Copa do Mundo?

Após o fim das comemorações no Qatar, o troféu de ouro viajará para o país vencedor e será parte de todas as celebrações iniciais. Alguns dias depois, no entanto, em data nunca divulgada exatamente - por razões de segurança -, a taça será transferida para a pacata cidade de Paderno Dugnano, na região metropolitana de Milão, norte da Itália.

+ Taça da Copa do Mundo: conheça história, peso, valor e outras curiosidades do troféu

O destino exato é um simples galpão, localizado em uma região industrial, onde os ourives que trabalham na fábrica da empresa GDE Bertoni já estão prontos para receber a famosa taça. Eles têm a missão de cuidar do troféu, deixá-lo como se fosse novo e gravar, no disco circular que fica em sua base, o nome do último campeão.

Em seguida, o troféu permanece sob posse da Fifa até a próxima edição da Copa do Mundo. O local exato, é claro, não é divulgado por questões de segurança.