Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘Maldição’ das campeãs: Alemanha não é a primeira a decepcionar na Copa seguinte ao título

Desde 2002, Brasil é o único campeão a não cair na primeira fase do próximo Mundial

Alemanha é mais uma campeã a cair na fase de grupos da Copa seguinte ao título (Foto: SAEED KHAN / AFP)
Escrito por

A bruxa está à solta para os campeões mundiais. Eliminada nesta quarta-feira após a derrota por 2 a 0 para a Coréia do Sul, em Kazan, a Alemanha é mais uma a integrar o grupo de seleções que foram campeãs mundiais e caíram na fase de grupo da Copa seguinte ao título. Desde 2002, o Brasil é o único campeão a ter conseguido avançar ao mata-mata da competição, em 2006. Diante deste cenário, o LANCE! relembra as eliminações precoces e surpreendentes nos últimos mundiais.

FRANÇA: CAMPEÃ EM 1998 E ELIMINADA NA PRIMEIRA FASE EM 2002

Após conquistar a Copa do Mundo em casa e a Eurocopa em 2000, a França, do craque Zinédine Zidane, chegou ao Mundial da Coréia e do Japão como favorita à conquista do título. Porém, dentro de campo, a decepção foi grande. Foram duas derrotas, um empate, nenhum gol marcado e a amarga lanterna no Grupo A, que ainda contava com Dinamarca, Senegal e Uruguai.

ITÁLIA: CAMPEÃ EM 2006 E ELIMINADA NA PRIMEIRA FASE EM 2010

A Itália chegou à Copa da África do Sul ainda sobre o comando do técnico Marcello Lippi, campeão mundial em 2006, mas não conseguiu repetir o bom desempenho. Em um grupo tido como um dos mais fáceis daquele Mundial, os italianos empataram seleções pouco expressivas, como Paraguai e Nova Zelândia, além de terem sido derrotados para a Eslováquia. Assim como a França em 2002, terminou na lanterna do grupo.

ESPANHA: CAMPEÃ EM 2010 E ELIMINADA EM 2014

Campeã inédita em 2010, a Espanha manteve sua base para a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Logo no sorteio, ficou claro que sua vida na competição não seria fácil. A Fúria caiu no grupo que era apontado por todos como o 'grupo da morte', ao lado de Holanda, Chile e Austrália. Na estreia, foi goleada pelos holandeses por 5 a 1, em Salvador. Em seguida, perdeu para o Chile, no Maracanã, fazendo com que sua vitória sobre a Austrália, na última rodada, não valasse de nada. Holanda e Chile avançaram às oitavas.