Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ibradependência? Suécia supera campanhas em que teve o craque

Atacante declarou que "um Mundial sem ele não valia a pena ser visto", mas vê a Suécia conquistando uma campanha melhor do que em todos os Mundias que disputou com ele

Ibrahimovic não foi convocado para a Copa do Mundo de 2018 (Foto: AFP) 
Escrito por

"Um Mundial sem mim não vale a pena ver". Foi com essa frase que Zlatan Ibrahimovic reagiu à sua ausência da lista de convocados da Suécia para a Copa do Mundo. A falta do maior artilheiro da história da seleção poderia ser lamentada se a equipe  não vivesse um momento de encanto no Mundial. Sem Ibra, a Suécia faz uma campanha melhor do que em todas as edições que disputou com o craque. Também a melhor desde 1994, quando chegou às semifinais e foi terceira colocada. 

Com Ibrahimovic, a Suécia participou da Copa do Mundo de 2002. O atacante tinha 21 anos e ainda era reserva na equipe que tinha Larsson como maior astro. Os suecos fizeram boa campanha na primeira fase, eliminando a Argentina na fase de grupos, mas foram caíram diante de Senegal por 2 a 1, nas oitavas de final. Então, Ibra explodiu e disputou o seu segundo Mundial em 2006.

Já como estrela da Inter de Milão, Ibrahimovic era a principal esperança de uma boa campanha sueca no Mundial da Alemanha. O resultado, no entanto, repetiu a edição anterior. A equipe encarou os donos da casa nas oitavas de final e não passou para a próxima fase. Ibra sequer balançou as redes naquele torneio e suas atuações também não foram das melhores. 

Em 2010, a Suécia não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo, o que fez Ibrahimovic anunciar sua aposentadoria da seleção. A atitude foi revista pouco tempo depois, mas o jogador também não conseguiu levar o país para o Mundial do Brasil, tendo caído na repescagem para Portugal. Na ocasião, Cristiano Ronaldo marcou três gols e classificou a sua equipe. 

Apesar de Ibrahimovic não estar na Copa, os dados divulgados no Twitter mostram que seu nome ainda é bastante citado. Foi o segundo nome mais mencionado na rede social durante os 90 minutos de jogo da partida entre Suécia e Suíça, pelas oitavas de final, atrás apenas de Emil Forsberg, autor do gol da vitória e classificação sueca. 

Entre os principais comentários, a não-presença de Ibrahimovic no Mundial foi ironizada pelos torcedores e suas declarações lembradas. Ibra se aposentou da seleção após a Eurocopa de 2016 e, após a Suécia se classificar de maneira heroica para a Copa do Mundo, eliminado Holanda e Itália, o jogador pediu para voltar. O pedido foi negado pelo treinador Jan Andersson, o que rendeu bastante polêmica e bate boca entre eles. 

Após a classificação da Suécia, a ausência de Ibrahimovic foi lembrada pela imprensa internacional. "Sem Ibra a Suécia vai... derrubar a Suíça e está nas quartas de final", disse o jornal italiano Gazzetta dello Sport. Na Espanha, o "Marca" perguntou: "E agora, o que dirá Ibra", em tom irônico, além de lembrar que "Ibrahimovic esteve 15 anos defendendo a camisa da Suécia e jamais levou sua seleção às quartas de final de um Mundial". 

A Suécia busca igualar igual a sua segunda melhor campanha na história da Copa do Mundo. Em 1994, foi até a semifinal, mas acabou eliminado pelo Brasil. A melhor foi no Mundial de 1958, quando chegou até a decisão, mas também foi derrotada pela seleção brasileira.