Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

‘God Save the King’: quantas vezes tocou a versão do hino da Inglaterra em Copas do Mundo

Com a morte da rainha Elizabeth II e a chegada de Charles III no trono, hino inglês mudou para a edição do Qatar

Seleção da Inglaterra busca o segundo título de Copa do Mundo (Paul ELLIS / AFP)
Escrito por

A morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, em setembro, comoveu o planeta. Com a sua partida, o seu filho Charles III, de 74 anos, assumiu o trono e, portanto, algumas mudanças foram notadas, até mesmo na Copa do Mundo. Desde o torneio de 1950, realizado no Brasil, não era tocado o hino da Inglaterra na versão para o monarca reinante homem: "God Save the King". Agora, na estreia da seleção contra o Irã, no Qatar, o canto foi entoado pelos torcedores e atletas da equipe.

+ Veja chuteiras de 20 craques na Copa do Mundo 2022

Antes, o hino tocado continha os versos principais no pronome feminino, em referência à rainha. O nome da canção também era alterado para "God Save the Queen".

Elizabeth II assumiu o trono em 1953. Dessa forma, a antiga versão passou a ser tocada a partir da Copa de 1954, na Suíça. Foram 17 edições do torneio com o hino em sua homenagem.

"God Save the King" só foi tocado na Copa de 1950, quando George VI era o rei do Reino Unido. Essa foi a primeira participação dos ingleses na história do torneio.

A Inglaterra terá o hino, além do jogo contra o Irã, no mínimo em outras duas partidas. No Grupo B, a seleção comandada por Southgate enfrenta os Estados Unidos e o País de Gales, respectivamente, nos dias 25 e 29 de novembro.