Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gabriel Jesus x Milinkovic-Savic: o reencontro para revanche brasileira

Sérvios derrotaram o Brasil de Jesus na final do Mundial Sub-20, em 2015, na Nova Zelândia

Craques se reencontram 3 anos depois da final da Copa do Mundo Sub-20 (Foto: AFP)
Escrito por

A Sérvia possui a quinta seleção mais jovem desta Copa do Mundo. Quem assistiu à estreia da equipe diante da Costa Rica e o bom jogo frente à Suíça pode ter se surpreendido com o futebol apresentado pelos sérvios, mas quem acompanhou o Mundial Sub-20 em 2015 já desconfiava que essa geração poderia dar trabalho num futuro próximo.

Daquele time campeão na prorrogação diante do Brasil de Gabriel Jesus, com vitória por 2 a 1, cinco jogadores fazem parte dos 23 que estão na Rússia, destaque para o meia Sergej Milinković-Savić. O camisa 20 hoje é a grande promessa do futebol sérvio e titular absoluto do time do técnico Mladen Krstajic.

Com apenas 23 anos, o meia da Lazio já desperta o interesse de gigantes do futebol europeu como Manchester United, Juventus e Real Madrid. Ao lado de Nemanja Matic, volante do United, fazem um forte meio de campo, onde a altura e a força física prevalecem.

A Federação de Futebol da Sérvia relembrou no último dia 20 de junho, os 3 anos da conquista da Copa do Mundo Sub-20 na Nova Zelândia. Na foto, os cinco jogadores que estão na Rússia.

Do lado brasileiro que disputou o Mundial Sub-20, somente Gabriel Jesus está na Rússia. A seleção ainda contava com nomes como Boschillia e Marcos Guilherme (ex-São Paulo), o atacante Malcom hoje no Bordeaux, o lateral-esquerdo Jorge e o meia Andreas Pereira (ex-Manchester United).

O comandante brasileiro naquela decisão era Rogério Micale, técnico que um ano depois conquistaria com Gabriel Jesus, o primeiro ouro olímpico do Brasil no futebol.

Em entrevista ao LANCE!, Micale relembrou da final e comparou aquele time sérvio com este que o Brasil irá enfrentar nesta quarta-feira na Arena Spartak, em Moscou.

- Tratava-se de uma geração muito promissora e que jogava junto há muito tempo. No Mundial, eles propuseram o jogo durante toda a competição, mas contra a gente optaram por um futebol reativo e o fizeram muito bem. Mas não vejo muitas semelhanças entre aquela Sérvia e essa que o Brasil vai enfrentar – disse Micale.

Gabriel Jesus foi o camisa 10 do Brasil no Mundial Sub-20 (Foto: AFP)

O técnico que trabalhou com Jesus nos dois anos em que comandou a base da seleção brasileira, também viu Firmino crescer na base do Figueirense. Para ele são dois grandes jogadores com características diferentes. Contra a Sérvia, Micale acredita que Tite não irá mexer no comando de ataque brasileiro.

- O Gabriel é forte no um contra um, já o Firmino, que era meia, funciona melhor em um futebol apoiado. Acredito que o Tite não vai mexer no sistema, com o Jesus começando e tendo a opção do Firmino para uma necessidade de mudança na segunda etapa – completou o comandante do ouro olímpico.

Apesar do equilibrado embate na decisão Mundial da categoria, Gabriel Jesus disputou o torneio Sub-20 com apenas 18 anos, enquanto Milinkovic-Savic já estava com 20.

Três anos depois, acompanhado de Neymar, Coutinho e outros craques, o menino do Jardim Peri tem a chance de buscar a revanche contra a boa geração sérvia e marcar o seu 1º gol em Copas. Após uma estreia discreta contra a Suíça, o camisa 9 do Brasil bateu na trave diante da Costa Rica em uma boa atuação.

Um empate frente aos sérvios já classifica o Brasil para as oitavas do Mundial, onde o time de Tite pode enfrentar México, Alemanha ou Suécia por uma vaga nas quartas.

* Sob supervisão de Marcio Monteiro

Relembre como foi a final da Copa do Mundo Sub-20 de 2015: