Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fifa celebra regra do fair-play e nenhum caso de doping na Copa

Colin Smith, diretor de competições e eventos da Fifa, afirma que desempate por cartão evita desempate na "bolinha" e afirma que todos os jogadores fizeram testes de dopagem

Colin Smith fez um balanço da primeira fase da Copa do Mundo da Rússia (Foto: AFP)
Escrito por

A nova regra implementada pela Fifa nesta edição da Copa do Mundo, a do fair-play com um dos critérios de desempate (quantidade de cartões amarelos), gerou algumas polêmicas nas definições de três grupos: C, H e G. O ponto foi questionado durante a coletiva de imprensa que a Fifa organizou nesta sexta-feira, no Estádio Lujniki.

Perguntado como via a postura do Japão, que se recusava a atacar nos minutos finais a Polônia, uma vez que estava se classificando com a derrota de Senegal para a Colômbia pela quantidade de cartões amarelos (seis para os africanos, quatro para os asiáticos, Colin Smith, diretor de competições e eventos da Fifa, preferiu ver a nova regra como algo que evita usar o sorteio como recurso.

- Na minha visão essa nova regra é muito boa. Evidente que queremos que as decisões aconteçam no campo, com os dois times buscando a vitória. A regra do fair-play premia o time que foi mais regular. E evita que a gente precise tirar na bolinha quem vai avançar de fase. Mas vamos olhar todo o cenário e refletir sobre os pontos negativos e positivos - declarou.

Um ponto importante também foi destacado por Colin Smith: os testes de dopagem. O dirigente informou que, durante o período que antecedeu e durante a primeira fase, mais de 2.700 testes foram realizados. Nenhum caso foi confirmado.

- Esse dado é importante. Todos os jogadores foram, ao menos, testados uma vez desde que se apresentaram para suas respectivas seleções. Nos jogos, quatro são testados. É um sucesso total. Fazemos essas avaliações na Suíça - declarou o dirigente da Fifa.