Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Faltam 100 dias para a Copa do Mundo: Conheça histórias curiosas do torneio

O principal evento do futebol está repleto de acontecimentos inusitados 

A 'Batalha de Nuremberg' e a ajuda do cachorrinho Pickles são algumas das histórias (Montagem Lance! Fotos: MARTIN BUREAU / AFP; Reprodução)
Escrito por

A Copa do Mundo é o evento que promove uma grande festa entre os povos e um turbilhão de emoções. Dentro dessa mistura causada pelo principal confronto de seleções do planeta, não é incomum ver histórias um tanto quanto inusitadas acontecerem, desde episódios que mudaram para sempre o esporte até situações totalmente únicas. Pensando neste assunto, o LANCE! separou algumas curiosidades sobre a Copa. Veja a seguir!


A INVENÇÃO DOS CARTÕES


O 'estopim' para criação dos cartões no futebol aconteceu em uma Copa do Mundo. Em 1966, em uma partida entre Inglaterra e Argentina, válida pelas quartas de final da competição.

Em dado momento do jogo, Antonio Rattin, capitão argentino, o jogador foi contestar a marcação de uma falta e, como o árbitro não falava espanhol, acabou interpretando a manifestação de forma ofensiva e ordenou a expulsão do jogador usando o dedo indicador.

A atitude gerou uma confusão no gramado e acabou tendo que ser controlada pelo inglês Ken Aston, responsável dos juízes na Copa. No final do confronto, os argentinos foram tirar satisfação com o árbitro, enquanto os ingleses comemoravam a classificação.

Após o jogo, Ken Aston pensou em uma maneira para coibir esses problemas de comunicação. Com isso, surgiu a ideia de utilizar cartões inspirados nas leis de trânsito, pois todos países participantes do torneio compreendiam o significado das cores. O amarelo e o vermelho foram usados pela primeira vez na Copa de 1970, realizada no México, e a utilização foi considerada um sucesso, sendo acatado permanentemente pelo esporte.

+ 100 dias para a Copa do Mundo: veja todos os estádios do Mundial do Qatar

A PARTIDA MAIS VIOLENTA DA HISTÓRIA DAS COPAS

Durante a Copa de 2006, na Alemanha, houve um jogo que ficou conhecido como o ‘mais violento da história das Copas do Mundo’. Em disputa válida pelas oitavas da competição, Portugal e Holanda, com jogadores estrelados como Cristiano Ronaldo, Figo, Van Persie e Robben, decidiam quem iria prosseguir no torneio. Entretanto, uma verdadeira pancadaria ofuscou o jogo, resultando num total de 16 cartões distribuídos: doze amarelos e quatro vermelhos. Entradas duras, cabeçadas, pontapés e até briga entre as comissões técnicas aconteceram.

Com gol de Maniche, em um placar magro de 1 a 0, Portugal venceu a Holanda e prosseguiu na competição, que terminou na 4ª colocação para a seleção lusitana. O jogo violento entre as duas seleções recebeu, posteriormente, o nome de ‘Batalha de Nuremberg’ - referência à cidade do local de disputa.

Dois portugueses e dois holandeses foram expulsos (Foto: MARTIN BUREAU / AFP)

O CACHORRO QUE SALVOU A COPA

Um pouco antes da Copa do Mundo de 1996, na Inglaterra, a taça Jules Rimet foi roubada em um evento de demonstração do troféu para o público. Todavia, foi encontrada dias depois por um cachorro da raça Collie, que se chamava Pickles.

O cão e seu dono, David Corbett, passeavam, em Londres, quando Pickles farejou um objeto em um arbusto. David pegou o artefato que estava totalmente envolto por jornais e identificou o valioso troféu. Logo após, entrou em contato com as autoridades e devolveu a Jules Rimet. 

Pickles foi homenageado e tratado como herói, pois alcançou um feito que nem mesmo a polícia londrina, conhecida como Scotland Yard, conseguiu. 

Pickles recebeu medalhas e até um jantar em sua homenagem (Foto: Reprodução)