Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Espanha
escudo default
1
1
escudo default
Alemanha

Espanha e Alemanha empatam e deixam grupo E da Copa do Mundo embolado

Equilíbrio e gols no segundo tempo no jogo mais esperado da primeira fase no Catar

Morata protege a bola de Rudiger, e Goretzka observa: equilíbrio em campo (Glyn Kirk / AFP)
Escrito por

O primeiro clássico da Copa do Mundo foi equilibrado e terminou empatado. Morata abriu o placar para a Espanha, mas Füllkrug empatou para a Alemanha quase no fim do jogo, no Estádio Al Bayt, em Al Khor (QAT). Com o 1 a 1, a Roja foi a quatro pontos e lidera o grupo E. Os germânicos somam um e estão na lanterna.

Na terceira e última rodada, os comandados de Luis Enrique enfrentam o Japão, vice-líderes da chave com três pontos. Podem até perder, mas, para não dependerem de outro resultado, avançam às oitavas com um empate. A Alemanha precisa ganhar da Costa Rica, terceira também com três pontos, para ter chances de se classificar - assegura a vaga com vitória da Espanha ou igualdade na outra partida, desde que vença por dois de diferença. Os jogos serão na próxima quinta-feira, ambos às 16h (de Brasília).

SUSTOS
Eram apenas seis minutos quando parecia que o jogo esquentaria. Olmo recebeu na esquerda e chutou forte, de fora da área. Neuer fez grande defesa, e a bola ainda foi na trave. Os alemães tentaram responder em seguida, Alba deu um chute para fora, Gnabry também respondeu... Mas a partida não pegava fogo.

CHANCES PERDIDAS
O mesmo Olmo que gerou perigo no início do jogo recebeu na esquerda, aos 32 minutos, e cruzou rasteiro para Ferrán Torres. O chute, praticamente sem marcação, foi por cima do alvo. Só que um impedimento fora marcado no início da jogada. Antes do fim do primeiro tempo, Kimmich cobrou falta, Rüdiger cabeceou sozinho e abriu o placar. Mas o zagueiro estava impedido. Gol foi anulado.

FORTES EMOÇÕES
Na segunda etapa, foi a Alemanha quem assustou primeiro. Com 10 minutos,  após saída de bola errada, Kimmich recebeu de Gündoğan e chutou forte. Mas Simón defendeu. Só que seis minutos depois, a troca de passes característica da Espanha terminou com Alba cruzando rasteiro e Morata, com a parte externa do pé, chutando de forma inapelável. Placar aberto.

A reta final da partida ainda teve duas chances perdidas cara a cara pelos tetracampeões. Sorte que entre os dois lances, aos 37, a Alemanha tramou bela jogada pela direita, a bola se ofereceu, e Füllkrug não perdoou. Chute forte para empatar. Fim de jogo, um time líder e o outro na lanterna do grupo, mas ambos com chances e riscos ainda na última rodada.

-> Confira a tabela da Copa do Mundo

FICHA TÉCNICA
ESPANHA 1 X 1 ALEMANHA


Estádio: Estádio Al Bayt, em Al Khor (QAT)
Data e hora: 27 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Danny Makkelie (HOL)
Assistentes: Hessel Steegstra (HOL) e Jan de Vries (HOL)
Árbitro de vídeo: Paulus Van Boekel (HOL)
Público presente: -

Gols: Morata (16'/2ºT 1-0) e Füllkrug (37'/2ºT 1-1)


Cartão amarelo: Busquets (ESP); Kehrer, Kimmich, Goretzka (ALE)
Cartão vermelho: Não houve.

ESPANHA (Técnico: Luis Enrique)
Simón, Carvajal, Rodri, Laporte e Alba (Balde, 36'/3ºT); Busquets, Gavi (Koke, 20'/2ºT) e Pedri; Ferrán Torres (Morata, 8'/2ºT), Asensio (Williams, 20'/2ºT) e Olmo.

ALEMANHA (Técnico: Hansi Flick)
Neuer, Kehrer (Klostermann, 24'/2ºT), Süle, Rüdiger e Raum (Schlotterbeck, 41'/2ºT); Kimmich, Goretzka e Gündoğan (Füllkrug, 24'/2ºT); Gnabry (Hofmann, 39'/2ºT), Musiala e Müller (Sané, 24'/2ºT).