Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Brasil
escudo default
2
0
escudo default
México

Entenda como o Brasil bateu o México com brilho de Neymar e ‘decolou’ na Copa do Mundo

Craque deslanchou com gol e assistência, e ajudou a Seleção a garantir vaga nas quartas de final da Copa com a ajuda de 'Foguetinho'. Casemiro tomou amarelo e no joga a próxima<br>

AFP
Escrito por

A Seleção Brasileira vinha bem, mas ainda não havia decolado na Copa do Mundo na Rússia. Calma. Falou em decolar? Um foguete resolve. O Foguete Neymar, que deixará marcas em Samara. Com um gol e uma assistência, o camisa 10 foi o principal nome da vitória por 2 a 0 sobre o México que levou o Brasil às quartas de final do Mundial.

O "Foguete Neymar" contou com a ajuda de um "Foguetinho". Esse é o apelido de Willian, que, enfim, desencantou e também foi protagonista ao dar a assistência para Neymar abrir o placar.


Agora, a Seleção de Tite aguarda o vencedor de Bélgica e Japão para o confronto que será disputado na próxima sexta-feira na cidade de Kazan, às 15h (de Brasília). Segura que a nave brasileira partiu!

A baixa fica por conta de Casemiro, que recebeu o segundo cartão amarelo e cumprirá suspensão. Fernandinho deve ser titular.

MÉXICO SENDO MÉXICO
Como já era esperado, a equipe do técnico colombiano Juan Carlos Osorio deu trabalho ao Brasil. Toque de bola com qualidade, pressão na saída de bola, velocidade no 1 contra 1. O México foi melhor na primeira parte do jogo, mas não conseguiu transformar a superioridade em finalizações perigosas para Alisson, que segue tendo sofrido apenas um gol na Copa. Os mexicanos fizeram um papel bonito na Rússia, sobretudo pela vitória sobre a campeã Alemanha, mas perderam "como sempre", como eles mesmos costumam dizer. Seguem sem nunca ter feito um gol no Brasil em Copas e sem passar das oitavas de final. Pobre Osorio.

A MUDANÇA DE TITE
O Brasil tinha dificuldade para impor seu jogo de saída no toque, até que Tite decidiu passar do esquema 4-1-4-1 para 4-4-2, com Willian e Philippe Coutinho mais soltos na movimentação. Assim, a Seleção passou a incomodar o México, e a estratégia abriu espaço para a subida de Willian.

O FOGUETINHO
No primeiro tempo, Willian seguiu a tônica da Copa, com velocidade pelos lados, mas pouca infiltração. Mas ele voltou voando para o segundo tempo. A jogada trabalhada com Neymar foi o exemplo de seu jogo de explosão que lhe rendeu o apelido. O jogo foi em Samara, terra conhecida pela tradição aeroespacial, que projetou a primeira nave a levar um homem ao espaço. Aí não tinha jeito, né?

O FILHO DO HOMEM
Filho de Tite, o assistente Matheus Bachi assistiu ao jogo nas tribunas reservadas aos jornalistas. No momento do gol de Neymar, ele explodiu de emoção. Levantou da cadeira e soltou um "porra!" bem alto. A felicidade de quem viu o trabalho ser transformado em êxito.

THIAGO SILVA
Outra atuação gigantesca do zagueiro, que segue como um dos melhores da Copa. O sistema defensivo da Seleção, num todo, funcionou bem. Pode ser o diferencial para o sonhado hexa.

FIRMINO OU JESUS?
Roberto Firmino voltou a entrar bem e marcou o gol, sendo que Gabriel Jesus segue em branco. O camisa 9 lutou muito, mas não brilha. Será que vem mudança para as quartas? Firmino está merecendo, seja no lugar de Jesus ou, quem sabe, ao lado dele.

NEYMAR
O craque confirmou a retomada de nível. Não foi uma atuação brilhante, mas resistiu bem ao calor e sempre com muita movimentação. Foi premiado com seu sexto gol em Copas, o primeiro em mata-mata, e ainda deu a assistência para Firmino. Ainda superou o susto depois do pisão de Layún, que merecia ter sido expulso no segundo tempo. Amparado pela torcida na Rússia e sem Messi e Cristiano Ronaldo pela frente, o "Foguete Neymar" tem caminho aberto para levar o Brasil ao céu.

UNIDOS
Agora, resta aos mexicanos torcerem para o Brasil, como já haviam prometido. Eles são fissurados pelo futebol brasileiro e possuem um lema nesta Copa: "America Latina, menos Argentina". A Seleção agradece...

FICHA TÉCNICA
BRASIL 2 X 0 MÉXICO
Local: Samara Arena, Samara (RUS)
Data-Hora: 2/7/2018 - 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Gianluca Rocchi (ITA)
Auxiliares: Elenito di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA)
Público: 41.970 torcedores
Cartões amarelos: Casemiro e Filipe Luís (BRA); Salcedo, Guardado, Herrera e Edson Álvarez (MEX)
Cartões vermelhos: -
Gols: Neymar (6'/2ºT) (1-0) e Roberto Firmino (42'/2ºT) (2-0),

BRASIL: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro e Paulinho (Fernandinho, aos 35'/2ºT); Willian (Marquinhos, aos 46'/2ºT), Philippe Coutinho (Roberto Firmino, aos 40'/2ºT) e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite.

MÉXICO: Ochoa; Edson Álvarez (Jonathan dos Santos, aos 9'/2ºT), Ayala, Salcedo e Gallardo; Rafa Márquez (Layún, no intervalo), Herrera e Guardado; Vela, Lozano e Chicharito (Jiménez, aos 14'/2ºT). Técnico: Juan Carlos Osorio.