Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Discurso de Morgan Freeman, festa e mascotes marcam a cerimônia de abertura da Copa do Mundo 2022

O espetáculo levantou os temas de diversidade e inclusão. E precedeu a partida de estreia entre Qatar e Equador, pelo Grupo A

Escrito por

A Copa do Mundo começou. A cerimônia de abertura aconteceu neste domingo no Estádio Al Bayt, antes da partida entre o anfitrião Qatar e o Equador, pelo Grupo A. O espetáculo trouxe o tema da inclusão, diversidade e união dos povos e contou com o ator Morgan Freeman, influenciadores e cantores.

+ Mascote da Copa do Mundo 2022: conheça La’eeb e entenda a origem do personagem

A cerimônia teve início com uma narração do ator Morgan Freeman, que se juntou a um influenciador catari Ghanim Al Muftah, portador de uma síndrome de regressão caudal. Eles protagonizaram um diálogo com o tema da inclusão.

O ator e o influenciador saíram para uma apresentação com uma música que era uma mistura das outras canções que foram temas em outras Copas do Mundo, como ‘Waka Waka’, da Shakira. Tiveram a entrada das bandeiras das seleções e dos mascotes passados do Mundial.

Após a apresentação com a dança dos artistas, o cantor da banda de k-pop BTS, Jung Kook, e o artista catari, Fahad Al-Kubasi, subiram ao palco e fizeram uma apresentação musical. Ao fim da música, Morgan Freeman voltou ao palco e discursou.

- Estamos construindo uma história incrível, em uma terra especial.

Morgan Freeman e o influencer catari na cerimônia de abertura da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/TV Globo)

+ Copa do Mundo: Deschamps, da França, decide não convocar substituto para Benzema

No fim da cerimônia, Tamim bin Hamad al-Thani, o Emir do Qatar, discursou ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e deu início a Copa do Mundo de 2022.

- Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Nós trabalhamos e fizemos muitos esforços para garantir o sucesso desta edição. Investimos para o bem de toda a humanidade. Durante 28 dias, vamos acompanhar essa festa de futebol nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam de culturas, nacionalidades e orientações diferentes, vão se reunir aqui no Qatar. Que beleza é juntar essas diferenças todas. Desejo a todas as seleções muito sucesso. Para todos vocês meus desejos de felicidades. Bem-vindos a Doha - declarou o Emir.

Embora o discurso do Emir do Qatar tem sido sobre inclusão, o país vem recebendo críticas devido as suas questões políticas e culturais que violam os direitos humanos.

+ Veja imagens de como foi a Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo de 2022

Para finalizar a apresentação, o mascote La’eeb, que tem o formato dos tradicionais lenços árabes entrou e ficou no centro. Assim, houve a queima de fogos na parte superior do estádio.

Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Qatar, discursa na cerimônia (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)