Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Dia da Bandeira: saiba por que a camisa da Seleção é amarela

O uniforme de futebol brasileiro não foi sempre das mesmas cores da bandeira

A camisa da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo deste ano (Foto: Divulgação)
Escrito por

O "Dia da Bandeira" é comemorado no dia 19 de novembro. A data é uma celebração do estandarte escolhido após a Proclamação da República, celebrada quatro dias antes. Na Copa do Mundo do Qatar, a Seleção Brasileira vestirá mais uma vez a camisa verde-amarela, originada pelas cores da bandeira, mas o uniforme da equipe de futebol do Brasil não foi sempre assim.

+ Quem é o maior favorito na Copa do Mundo? Veja votação feita na redação do LANCE!

Em 1914, oito associações se uniram para criar a Federação Brasileira de Sports (FBS). Nesse ano, a Seleção Brasileira disputava sua primeira partida de futebol na história vestindo um uniforme branco com detalhes azuis.

Essas duas cores continuaram predominando nas camisas e nos shorts da Seleção até a Copa de 1950. Após a derrota para o Uruguai na final, o "Maracanazo", passou-se a acreditar que o branco estava trazendo azar e o uniforme brasileiro precisava ser modificado.

Por isso, em 1952, o jornal "Correio da Manhã", em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos (CDB), criou um concurso para escolher o novo uniforme. O vencedor foi Aldyr Garcia Schlle, um gaúcho de 19 anos, que sugeriu a escolha de um uniforme amarelo com detalhes verdes, seguindo a lógica da bandeira.

+ Seleção Brasileira: Fifa divulga uniformes que serão usados na fase de grupos da Copa do Mundo

E POR QUE ESSAS SÃO AS CORES DA BANDEIRA?

Na época do Império, o verde representava a cor da casa de Bragança (família de Dom Pedro I) e o amarelo a cor da casa de Lorena (pertencente à arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). 

Após a Proclamação da República, a bandeira herdou as cores do estandarte imperial, mas mudou os seus significados. O verde passou a representar a nossa vasta natureza e o amarelo a riqueza mineral das nossas terras.