Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De eletricista a árbitro da abertura da Copa: conheça o italiano que vai apitar Qatar x Equador

Daniele Orsato será o dono do apito na primeira partida do Mundial, neste domingo, às 13h<br>

Daniele Orsato será o dono do apito na abertura do Mundial (Foto: Divulgação/Fifa)
Escrito por

A partida de abertura da Copa do Mundo 2022 será apitada por um ex-eletricista italiano. Você não leu errado. Trata-se do árbitro Daniele Orsato, de 46 anos. Ele foi escolhido pela Fifa para comandar o duelo entre Qatar e Equador neste domingo, às 13h (de Brasília). Mas, afinal, como ele realizou essa mudança de carreira?

A curiosa história de Orsato teve início no norte da Itália, em 1975. Na infância, o italiano já demonstrava gosto por futebol, mas tinha outro sonho: trabalhar como eletricista. E assim foi feito. Ele se formou na área e exerceu a função antes de se dedicar totalmente ao esporte.

- Desde pequeno tinha curiosidade de saber porque acendia a luz e o meu objetivo era ser eletricista. Estudei no centro de formação profissional em Trissino e depois encontrei um emprego. No primeiro dia, vesti o macacão azul e estava com a caixa de ferramentas na mão, saí de casa e esperei na estrada pelos meus colegas que deveriam me buscar. Naquela estrada, enquanto esperava, pensei que tinha realizado o meu sonho - disse Orstato, em entrevista ao jornal italiano Corriere del Venetto.

+ Qatar x Equador: onde assistir, prováveis times e desfalques do jogo de abertura da Copa do Mundo

Após a experiência como eletricista, Orsato passou a se dedicar totalmente ao futebol e teve rápida ascensão na carreira. Árbitro da Série A italiana desde 2006, ele passou a ser árbitro Fifa em 2010 e desde então está presente nos maiores torneios do futebol mundial.

Qatar e Equador se enfrentam na abertura da Copa (Arte Lance!)

Ele, inclusive, apitou a final da edição 2019/20 da Champions League, entre Bayern de Munique e PSG. Naquele ano de 2020, ele também foi eleito o melhor árbitro do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Na Copa de 2018, na Rússia, foi árbitro assistente de vídeo. Foi responsável pelo VAR no duelo entre Brasil e Bélgica pelas quartas de final, entre outros confrontos.

Orsato vai comandar uma uma equipe de arbitragem totalmente italiana no duelo entre Qatar e Equador. Os assistentes serão Ciro Carbone e Alessandro Giallatini. Já o VAR ficará sob a coordenação de Massimiliano Irrati.