Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: Ucrânia e Senegal, estreantes que brilharam

Nas quatro Copas disputadas neste século, apenas duas seleções chegaram longe em sua primeira edição; Panamá e Islândia miram-se em exemplos para tentar repetir feito

Divulgação
Escrito por

A Copa de 2018 terá apenas duas debutantes. Islândia e Panamá farão a primeira aparição no torneio. Estrear já será um grande feito para elas. Surpreender e ir além é uma ambição e tanto. A história mostra isso. Para se ter uma ideia, nas quatro Copas já disputadas neste século (2002, 2006, 2010 e 2014), 11 foram as estreantes, mas apenas duas avançaram até as quartas de final, terminando a disputa entre as oito primeiras: Senegal e Ucrânia. 

Os senegaleses, que na Rússia farão a segunda participação, foram uma das sensações no Mundial de 2002, sediado conjuntamente por Coreia do Sul e Japão. No jogo de abertura, surpreenderam a França, que defendia o título, vencendo por 1 a 0. Empates com Dinamarca (1 x 1) e Uruguai (3 x 3) colocaram os africanos nas oitavas com a segunda colocação do Grupo A. Nas oitavas, o embalo seguiu, com o triunfo sobre a Suécia no gol de ouro, na prorrogação. Apenas a Turquia freou Senegal, triunfando nos mesmos moldes, no tempo extra, impedindo o time de ser o primeiro da Novo Continente nas semifinais. 

Já a Ucrânia, ex-república soviética, jogou sua única Copa como país independente em 2006. Liderada pelo astro Schevchenko, a seleção ficou em segundo lugar no Grupo H - foi goleada por 4 a 0 pela Espanha, revidou com o mesmo marcador diante da Arábia Saudita e fez 1 a 0 na Tunísia. Nas oitavas, eliminou a Suíça nos pênaltis. Curiosamente, os suíços foram os únicos na história a caírem em um Mundial sem perder e levar gols. Nas quartas, a Ucrânia deu adeus ao perder por 3 a 0 para a Itália, que acabaria campeã. 

A Islândia chega ao Mundial com moral conquistado nos últimos anos. Na Eurocopa de 2016, eliminou a Inglaterra e alcançou as quartas de final. Nas eliminatórias para a Copa, foi a primeira colocada de um grupo que tinha a Croácia - que será uma de suas rivais na primeira fase - Ucrânia e Turquia. O Panamá é o responsável pela ausência dos Estados Unidos, que haviam participado das últimas sete edições. 

Em 2014, Bósnia fez a estreia como país independente e enfrentou a Argentina de Messi (Foto: Cleber Mendes/ LANCE!Press)

SELEÇÕES QUE ESTREARAM NESTE SÉCULO

Bósnia
- caiu na primeira fase em 2014
Ucrânia - caiu nas quartas em 2006
Eslováquia - caiu nas oitavas em 2010
*República Checa - caiu na primeira fase em 2010
**Sérvia - caiu na primeira fase em 2010 
Sérvia e Montenegro - caiu na primeira fase em 2006
Senegal - caiu nas quartas de final em 2002 
Togo - caiu na primeira fase em 2006
Angola - caiu na primeira fase em 2006 
China - caiu na primeira fase em 2002 
Trinidad e Tobago - caiu na primeira fase em 2006

* A República Checa é herdeira dos resultados da Tchecoslováquia
** A Sérvia é herdeira dos resultados da Iugoslávia