Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: tchecos, iugoslavos e soviéticos na história

Tchecoslováquia, Iugoslávia e União Soviética, extintas no início dos anos 90, registraram participações importantes em Copas; tchecos fizeram até final contra o Brasil

Tchecoslováquia esteve no caminho do tri, em 70 (imagem), e foi rival na final de 62 (Foto: Reprodução)
Escrito por

A derrubada do Muro de Berlim foi um marco histórico, delimitando o fim da Guerra Fria. E trouxe consigo a dissolução de países que se mantiveram inteiros por décadas no século XX. Alguns deles tiveram fortes seleções, que brilharam e chegaram longe em Copas do Mundo. A Tchecoslováquia chegou a ser vice-campeã em 62, perdendo a final para o Brasil, a União Soviética foi quarta colocada em 66 e a Iugoslávia fez boas campanhas, sendo a quarta colocada na primeira edição, em 1930. 

A Tchecoslováquia dividiu-se em 1993 entre República Tcheca e Eslováquia após quatro anos da chamada Revolução de Veludo. Como nação unificada foi vice-campeã mundial duas vezes (além de perder no Chile, caiu diante da Itália em 34, na França). Enfrentou também o Brasil em 38 - perdeu jogo desempate por 2 a 1 - e em 70, nos célebres 4 a 1 na estreia da Seleção que seria tricampeã - jogo que teve memorável lance em que Pelé quase marcou do meio de campo. Os tchecos foram também campeões europeus em 76.  

A Iugoslávia, que viria a se dissolver em várias repúblicas independentes  - Croácia, Bósnia, Sérvia, Macedônia, Montenegro e Eslovênia -, teve seleções fortes. Pegou o Brasil três vezes em Mundiais: 50 (triunfo brasileiro por 2 a 0, no Maracanã), 54 (empate por 1 a 1 na primeira fase) e 74 (um 0 a 0 na etapa de grupos). Assim como a Tchecoslováquia, fez sua última aparição no Mundial de 90, quando foi até as quartas de final e perdeu nos pênaltis para a Argentina. Os tchecos alcançaram a mesma fase e foram derrotados pelos futuros campeões alemães por 1 a 0. 

Por fim, a poderosa União Soviética, primeira campeã da Eurocopa em 88, teve sua melhor participação em 66. Na ocasião, caiu nas semifinais para a Alemanha e perdeu o terceiro lugar para Portugal. Os soviéticos, país comunista que liderou a chamada Cortina de Ferro durante a Guerra Fria, foram os primeiros adversários da Seleção com Pelé e Garrincha juntos, na Copa de 58 - 2 a 0 para a equipe canarinho. Também foi rival da festejada Seleção de 82, que venceu por 2 a 1 na fase de grupos. O país também deu as caras pela última vez na Copa de 90. Foi último colocado de grupo que tinha Argentina, Camarões e Romênia.

Sérvia e Rússia são reconhecidas pela Fifa como herdeiras esportivas de Iugoslávia e União Soviética e estarão em ação no Mundial de 2018. 

Levi Yashin, o mítico goleiro, jogou pela União Soviética nas Copas de (Foto: AFP / SCANPIX SWEDEN / STAFF)

A TCHECOSLOVÁQUIA EM COPAS

1934 - Vice-campeã
​1938 - Eliminada nas quartas de final 
1954 - Eliminada na primeira fase 
1958 - Eliminada na primeira fase
1962 - Vice-campeã
1970 - Eliminada na primeira fase - grupo do Brasil 
1982 - Eliminada na primeira fase 
1990 - Eliminada nas quartas de final 

A IUGOSLÁVIA EM COPAS

1930 - Eliminada nas semifinais - quarta colocada
1950 - Eliminada na primeira fase - grupo do Brasil 
1954 - Caiu nas quartas para a campeã Alemanha
1958 - Caiu nas quartas para a Alemanha
​1974 - Caiu na segunda fase de grupos 
​1982 - Caiu na primeira fase no grupo da anfitriã Espanha
​1990 - Caiu nas quartas para a Argentina

A UNIÃO SOVIÉTICA EM COPAS

1958 - Caiu nas quartas de final para a Suécia
1962 - Caiu nas quartas de final para o Chile
​1966 - Caiu nas semifinais para a Alemanha - quarta colocada
​1970 - Caiu nas quartas de final para o Uruguai 
​1982 - Caiu na segunda fase em grupo com Polônia e Bélgica
​1986 - Caiu nas oitavas de final para a Bélgica
1990 - Caiu na primeira fase em grupo que tinha a Argentina