Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: Holanda, três vezes vice e jamais campeã

Seleção laranja perdeu finais em 74, 78 e 2010, além de ter caído nas semifinais em 98 e 2014; equipe conquistou fãs pelo mundo, mas não conseguiu ainda erguer o troféu

(Foto: KERIM OKTEN / STR)
Escrito por

A Copa de 1978 ficou marcada pela Laranja Mecânica. Assim foi apelidada a seleção holandesa e seu "futebol total". O tetra brasileiro, por exemplo, foi frustrado pela equipe europeia naquele ano, com derrota por 2 a 0 na fase semifinal (fizeram o jogo decisivo do grupo que tinha também Alemanha Oriental e Argentina). No fim, porém, o esquadrão dirigido por Rinus Michels, com o brilhante Cruyff, sucumbiu diante da Alemanha na decisão. Quatro anos depois, sem o célebre camisa 14, os holandeses foram à decisão e caíram de novo para o anfitrião, desta vez a Argentina. 

O vistoso futebol holandês, que tantos admiradores granjeou pelo mundo, ficou no "quase" três vezes em Mundiais. Além das duas edições dos anos 70, o país também foi vice em 2010, quando perdeu para os espanhóis, campeões inéditos. Em 98 e 2014, a equipe também ameaçou ir às alturas, caindo nas semifinais para Brasil e Argentina, respectivamente.

Antes de 74, quando "revolucionou" o futebol, a Holanda só tinha participado dos Mundiais de 34 e 38, ficando seis edições seguidas sem disputar. Após a geração que de Cruyff, Neeskens, Rensenbrinck, Rep e cia., houve mais um período de vacância de dois Mundiais, reaparecendo em 90 com o status de campeã europeia em 88. Mas a era liderada por Rijkaard, Gulitt e Van Basten foi parada de novo pela Alemanha, desta vez nas oitavas. 

 Não será neste ano que os Países Baixos darão fim à síndrome. A seleção holandesa não se classificou para a Copa da Rússia e adiou o sonho de sua gente em mais quatro anos. 

Em 2006, Holanda foi eliminada por Portugal nos pênaltis. A partida teve recorde de cartões aplicados (Foto: PATRIK STOLLARZ / AFP)

1934 (Itália): caiu na primeira fase
1938 (França): caiu nas oitavas de final para a Tchecoslováquia
1974 (Alemanha): Perdeu a final para a Alemanha
1978 (Argentina): Perdeu a final para a Argentina
1990 (Itália): caiu nas oitavas para a Alemanha 
1994 (Estados Unidos): caiu nas quartas para o Brasil 
1998 (França): caiu nas semifinais para o Brasil 
2006 (Alemanha): caiu nas oitavas para Portugal 
2010 (África do Sul): perdeu a final para a Espanha
2014 (Brasil): caiu nas semifinais para a Argentina