Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: Inédito 0 a 0 foi ‘divisor de águas’ para o Brasil

Empate com a Inglaterra, em 58, foi o primeiro sem gols da história do torneio e levou o técnico Feola passar a escalar Pelé e Garrincha. A partida dali, já sabemos...

Brasil perfilado na Copa do Mundo de 58 (Foto: AFP)
Escrito por

O placar de 0 a 0 é o mais "antipático" do futebol, por motivos óbvios. Em Copas do Mundo, ele só foi aparecer na sexta edição e envolvendo justamente a Seleção Brasileira, que encantaria o planeta com um jogo envolvente. Porém, o jogo contra a Inglaterra, na segunda rodada da fase de grupos em 58, tornou-se histórico porque  fez o técnico Vicente Feola dobrar-se às escalações de Garrincha e Pelé. Há versões desencontradas, algumas de que jogadores experientes, como o goleiro Gilmar e o lateral Nilton Santos, pediram a inclusão da dupla. Outras de que o treinador apenas fez uma consulta. O fato é que a entrada dos craques transformou a equipe e a levou ao título mundial. 

Brasileiros e ingleses se enfrentaram no dia 11 de junho, no estádio Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia, pelo Grupo 4. O Brasil havia feito 3 a 0 na Áustria na estreia, enquanto os britânicos vinha de empate por 2 a 2 com a União Soviética. A Seleção criou boas chances, esbarrou no goleiro McDonald e chegou a correr perigos. Com o resultado, Feola sacou Joel e Mazzola e escalou Pelé (que tinha apenas 17 anos) e Garrincha contra a União Soviética. 

Diante dos soviéticos, o Brasil venceu com dois gols de Vavá, mas participação fundamental de Pelé e Garrincha. Na sequência, triunfos sobre País de Gales (1 a 0), França (5 a 2) e Suécia (5 a 2) dariam ao país seu primeiro troféu de campeão do mundo. 

Curiosamente, Brasil x Inglaterra foi o primeiro empate sem gols de um Mundial e o único de 58. Apenas no dia 31 de maio de 62 ocorreria o segundo placar zerado, em Alemanha x Itália. No Mundial do Chile, o Brasil também ficaria no 0 a 0 na segunda rodada, com a Tchecoslováquia, e acabaria campeão. 

Brasil 2 x 0 União Soviética foi o primeiro com Garrincha e Pelé juntos na Copa do Mundo (FOTO: AFP)

Os empates sem gols do Brasil em Copas

- Brasil 0 x 0 Inglaterra (primeira fase de 58) 
- Brasil 0 x 0 Tchecoslováquia (primeira fase de 62) 
- Brasil 0 x 0 Iugoslávia (primeira fase de 74) 
- Brasil 0 x 0 Escócia (primeira fase de 74) 
​- Brasil 0 x 0 Espanha (primeira fase de 78) 
- Brasil 0 x 0 Argentina (segunda fase de 78) 
​- Brasil 0 x 0 Itália (final de 94) 
​- Brasil 0 x 0 Portugal (primeira fase de 2010)
- Brasil 0 x 0 México (primeira fase de 2014)