Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: Azteca e Maracanã, estádios de duas finais

Apenas os dois gigantes palcos de Cidade do México e Rio de Janeiro tiveram o privilégio de abrigar a decisão novamente; foram quatro campeões diferentes

(Foto: Divulgação)
Escrito por

Em 20 edições de Copa do Mundo, cinco foram os países-sede por duas vezes (Itália, França, Brasil, México e Alemanha). Porém, apenas dois estádios tiveram a primazia de abrigar em duas oportunidades a decisão: o Maracanã, no Rio de Janeiro, e o Azteca, na Cidade do México. Em nenhuma delas, o anfitrião saiu campeão e foram quatro vencedores diferentes. 

O Maracanã foi construído exatamente para a Copa do Mundo de 50. A expectativa de que seria o cenário do primeiro título mundial da Seleção canarinho foi por terra no famigerado 2 a 1 do Uruguai, no dia 16 de julho. Foi o famoso Maracanazo. Passaram-se 64 anos e o estádio Jornalista Mário Filho  (nome oficial), repaginado, foi ambiente para o tetra da Alemanha. 

O Azteca foi o local de duas decisões em um intervalo de apenas 16 anos. Em 70, a inesquecível Seleção de Pelé, Tostão, Jairzinho, Rivellino e Gérson foi tricampeã ao golear a Itália por 4 a 1. Em 86, foi a vez de Maradona se celebrizar no gramado da Cidade do México ao comandar a Argentina na vitória por 3 a 2 sobre a Alemanha - os sul-americanos ficaram com o bicampeonato. 

A final da Copa de 2018 será disputada no estádio Luzhniki, em Moscou. Ele também receberá a abertura, entre Rússia e Arábia Saudita (Foto: Fifa.com)

Países que receberam o Mundial duas vezes:

- Itália: 
1934 - Final: Itália 2 x 1 Tchecoslováquia (Estadio Nazionale, em Roma)
1990 - Final: Alemanha 1 x 0 Argentina (Estádio Olímpico de Roma)

- França
1938 - Final: Itália 4 x 2 Hungria (Estádio Olímpico de Colombes, em Paris)
1998 - Final: França 3 x 0 Brasil (Stade de France, Paris)

- Brasil 
1950 - Final: Brasil 2 x 1 Uruguai (Maracanã, no Rio de Janeiro)
2014 - Final: Alemanha 1 x 0 Argentina - com prorrogação (Maracanã, no Rio de Janeiro)

- México
1970 - Final: Brasil 4 x 1 Itália (Estádio Azteca, na Cidade do México)
1986 - Final: Argentina 3 x 2 Alemanha (Estádio Azteca, Cidade do México)

- Alemanha 
1974 - Final: Alemanha Ocidental 2 x 1 Holanda (Estádio Olímpico, em Munique)
2006 - Final: Itália 1 (5) x (3) 1 França (Estádio Olímpico, em Berlim)