Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: Anexação da Áustria gera W.O em 1938

Suécia venceu partida contra austríacos sem precisar jogar porque país havia sido anexado pela Alemanha nazista meses antes; eram os efeitos da Guerra que se avizinhava

Brasil ficou em terceiro na Copa de 38 (FOTO: AFP)
Escrito por

A Copa do Mundo de 38 aconteceu na Europa e às portas da Segunda Guerra Mundial. O torneio na França sofreu com respingos do conflito que arrasaria boa parte da Europa e deixaria milhares de mortos. A tabela da primeira fase previa um confronto entre Áustria e Suécia, em Lyon, dia 5 de junho. Meses antes, porém, houve o que ficou conhecido como Anchluss, a anexação da Áustria pela Alemanha nazista. Ele aconteceu em 12 de março, sendo anunciado pelo ditador Adolf Hitler. 

A Copa foi toda disputada em jogos eliminatórios e a Suécia venceu por W.O., avançando para enfrentar Cuba, que derrotaria por 8 a 0 (uma das maiores goleadas das Copas). Quatro jogadores austríacos defenderam a Alemanha na eliminação para a Suíça. Eles haviam feito parte do denominado Wunderteam, que foi quarto colocado em 34, na Itália. 

O Mundial de 34 só teve o Brasil como representante da América do Sul. Argentina, contrariada por não ter sido escolhida sede, e Uruguai, insatisfeito com a ausência de alguns europeus em 30, boicotaram a competição. Por conta da Segunda Guerra, não aconteceram as Copas em 42 e 46, sendo o Mundial de 50, no Brasil, o primeiro após 12 anos de vacância. 

Seleção Brasileira em 38 (Fifa/divulgação0