Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: Alemanha, a recordista em finais

Em 2014, alemães isolaram-se como país que mais vezes chegou à decisão: oito vezes. Brasil disputou sete e tem uma conquista a mais

 (Foto: Paulo Sérgio/ LANCE!Press)
Escrito por

O 7 a 1 no Brasil, no dia 8 de julho de 2014, fez a Alemanha caminhar para o tetracampeonato e, de quebra, desempatar a disputa pela condição de seleção com mais finais disputadas de Copa do Mundo. A decisão contra a Argentina representou a oitava na história dos germânicos contra sete do Brasil. A diferença é que os europeus ganharam metade, enquanto a Seleção Brasileira tem um título a mais. 

Em 54, a Alemanha conquistou seu primeiro título ao derrotar a favorita Hungria de Puskas por 3 a 2, na Suíça. Exatas duas décadas depois, a seleção repetiria a dose e seria bicampeã também superando o time que era a sensação, no caso a Holanda e seu "Futebol Total": 2 a 1 na decisão em Munique. O tricampeonato viria em 90, contra a Argentina, mesmo adversário do tetra, quatro anos atrás. 

O primeiro vice-campeonato germânico ocorreu em 66, com derrota para os anfitriões ingleses por 4 a 2, na prorrogação, com o polêmico gol de Hurst em que a bola não ultrapassou a linha. Em 82 e 86, dois segundos lugares seguidos, com quedas diante de Itália (1 x 3) e Argentina (2 x 3). Por fim, perdeu a decisão de 2002 para o Brasil, no primeiro confronto entre as potências na história. 

Além de oito finais, a Alemanha chegou entre os quatro primeiros também em 34, 58, 70, 2006 e 2010. Ou seja, em 13 das 20 edições de Mundial os alemães chegaram no mínimo às semifinais. Vale lembrar que os resultados de 54 a 86 foram obtidos pela Alemanha Ocidental, durante a divisão do país. 

Final entre Holanda x Espanha, em 2010, é uma das únicas seis sem Brasil nem Alemanha (Foto: KERIM OKTEN / STR)

Na história das Copas, apenas seis finais não tiveram nem Brasil, nem Alemanha. Um dado impressionante. Confira quais foram: 

1930 - Uruguai 4 x 2 Argentina
1934 - Itália 2 x 1 Tchecoslováquia
1938 - Itália 4 x 2 Hungria 
1978 - Argentina 3 x 1 Holanda
2006 - Itália 1 (5) x (3) 1 França 
2010 - Espanha 1 x 0 Holanda