Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades das Copas: em três títulos, Brasil foi algoz de país-sede

Em 58, 62 e 94, Seleção teve o anfitrião no caminho trilhado para a conquista do título; Itália (duas vezes), Uruguai e Alemanha foram as outras a conseguirem a façanha

AFP
Escrito por

Seleção que mais vezes conquistou a Copa do Mundo, o Brasil foi o carrasco do país-sede em três de suas cinco conquistas. Apenas em 1970, no México, e em 2002, na parceria Coreia do Sul/Japão, a equipe canarinho não teve pela frente o anfitrião. Itália (duas vezes), Uruguai e Alemanha foram as outras campeãs que emendaram na campanha a derrubada dos donos da casa. Ironicamente, o Brasil foi vítima do mesmo veneno nas duas vezes em que sediou a competição: em 50, perdeu a decisão para os uruguaios, e em 2014 levou os humilhantes 7 a 1 dos futuros campeões alemães. A Itália superou a França na caminhada para o bi, em 38, e passou pela Alemanha na semifinal em 2006. 

O primeiro título mundial da Seleção Brasileira saiu após histórica vitória por 5 a 2 sobre a Suécia. Histórica pelo mais evidente, a taça, e também por conta do placar com brilho de Pelé, então um garoto de 17 anos. O menino, que seria "coroado Rei", fez dois na decisão, mesmo número de Vavá. O outro foi de Zagallo. Quatro anos mais tarde, o bi seria conquistado com a assinatura de Mané Garrincha, içado a astro da equipe após lesão de Pelé ainda na primeira fase. Na semifinal, os anfitriões chilenos foram as vítimas, derrotados por 4 a 2, O ponta direita fez dois e Vavá (mais uma vez) também balançou as redes em duas oportunidades. 

Em 1994, os 24 anos de espera foram interrompidos com a celebração do tetra. E na trajetória, a equipe comandada por Parreira superou os anfitriões Estados Unidos por 1 a 0, nas oitavas de final. A partida ficou ainda mais famosa por ter ocorrido no dia 4 de julho, quando se comemora o aniversário da declaração da Independência americana. Bebeto fez o gol quando a Seleção tinha um a menos em decorrência da expulsão do lateral Leonardo após cotovelada em Tab Ramos. 

Na conquista do tetra, em 2014, Alemanha goleou o Brasil, anfitrião da disputa, nas semifinais (Foto: GABRIEL BOUYS / AFP)

OS OUTROS CAMPEÕES QUE ELIMINARAM ANFITRIÕES 

ITÁLIA
1938 - Italianos passaram pela França nas quartas de final: 3 a 1
2006 - A Alemanha caiu para a Itália nas semifinais: 2 a 0 na prorrogação

URUGUAI
1950 - Na decisão, o episódio que ficou conhecido como Maracanazo: 2 a 1 no Brasil e o bicampeonato da Celeste 

ALEMANHA
2014 - Na semifinal, alemães impõem a pior derrota da história da Seleção Brasileira em Copas: 7 a 1