Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades da Copa: Em 54, chuva de gols comandada pelos húngaros

Copa do Mundo disputada na Suíça teve média de 5,38 gols por jogo, com o maior placar de uma partida; principal ataque da competição, Hungria foi surpreendida na final

Hungria, com Puskas, foi a principal responsável pela alta média de gols da Copa de 54 (Foto: Reprodução de internet)
Escrito por

Até hoje, a Hungria de 54 é celebrada como uma das seleções que exibiu futebol mais encantador em uma Copa do Mundo, equiparando-se à Holanda de 74 e ao Brasil de 82 nesse quesito sem que ficassem com a taça. A derrota na final para a Alemanha, o famoso o "Milagre de Berna", não impediu aquela equipe de tornar-se mítica. O principal motivo era a sua potência ofensiva. Puskas, Kocsis, Czibor, Hidegkuti e cia. marcaram impressionantes 27 gols em cinco jogos (média de 5,4 por partida). 

Os magiares foram o símbolo de um Mundial ofensivo, até hoje imbatível na média de gols: similar ao dos húngaros - 5,38 por partida. Foram 140 bolas nas redes em apenas 26 jogos. O triunfo da Áustria por 7 a 5 sobre os anfitriões suíços, nas quartas de final, é o placar com mais gols na história das Copas. 

CURIOSIDADES DA HUNGRIA DE 54

- Dois anos antes do Mundial, a seleção da Hungria de futebol conquistou o ouro  na Olimpíada de Helsinque, na Finlândia. 
- Em novembro de 53, a Hungria foi a primeira seleção de fora da Grã-Bretanha a derrotar a Inglaterra em Wembley: um retumbante 6 a 3. 
​- O confronto contra o Brasil, nas quartas, ficou conhecido como "A Batalha de Berna", pelos episódios de violência ocorridos na partida, vencida pelos europeus por 4 a 2. Todas as três expulsões do Mundial foram nesse jogo. 
​- A derrota na final para a Alemanha encerrou sequência de 32 partidas de invencibilidade dos húngaros - de junho de 1950  4 de julho de 1954.
- Os alemães haviam perdido de 8 a 3 para a Hungria na primeira fase, mas atuaram sem cinco jogadores considerados titulares. 

DESTAQUES DO BRASIL

Didi era um dos destaques da Seleção Brasileira no Mundial de 54 e que seria campeão quatro anos depois. (Foto: Arquivo/CBF)

OS MAIORES PLACARES DE 54

- Hungria 9 x 0 Coreia do Sul (primeira fase) 
​- Hungria 8 x 3 Alemanha (primeira fase) 
- Turquia 7 x 0 Coreia do Sul (primeira fase)
- Alemanha 7 x 2 Turquia (primeira fase) 
​- Uruguai 7 x 0 Escócia (primeira fase) 
- Inglaterra 4 x 4 Bélgica (primeira fase) 
​- Áustria 7 x 5 Suíça (quartas de final) 
- Alemanha 6 x 1 Áustria (semifinais)