Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Croácia
Escudo - Croácia
2
0
Escudo - Nigéria
Nigéria

Croácia vence a Nigéria e pode colocar a Argentina em xeque

Com um gol contra de Etebo e um de pênalti de Modric, croatas confirmam favoritismo e podem complicar muito a Argentina na quinta. Brasileiro foi bem na arbitragem

AFP
Escrito por

A Croácia estreou na Copa do Mundo de 2018 com vitória por 2 a 0 sobre a Nigéria, em Kaliningrado, com um gol contra de Etebo e um de pênalti de Modric. Mais do que confirmar o favoritismo dos europeus, o resultado colocou medo na Argentina, que empatou por 1 a 1 com a Islândia na abertura do Grupo D.

Croatas e argentinos se enfrentam na quinta-feira, às 15h (de Brasília), em um jogo que tornou-se crucial. Se vencer, a Croácia chegará aos seis pontos, garantirá a classificação e deixará a Argentina em xeque, com apenas um. Independentemente do resultado do confronto entre Islândia e Nigéria no dia seguinte, às 12h (também de Brasília), a seleção de Messi chegaria à última rodada fora da zona de classificação, não dependeria apenas de suas forças e não teria mais chances de avançar em primeiro.

Árbitro brasileiro vai bem

Em um dia em que a tecnologia auxiliou a arbitragem em três lances (dois em França 2 x 1 Austrália e um em Peru 0 x 1 Dinamarca), Sandro Meira Ricci não precisou recorrer a ninguém para ver o abraço de Ekong em Mandzukic após uma cobrança de escanteio. Pênalti bem marcado e convertido por Modric aos 25 do segundo tempo. Foi o segundo gol da Croácia.

O primeiro gol também exigiu algum trabalho do árbitro brasileiro, mas apenas para identificar o autor. Mandzukic foi o primeiro a tocar na bola após a cobrança de escanteio de Modric e Kramaric foi o primeiro a ser mostrado pela transmissão da TV, mas quem empurrou a bola para a rede foi o nigeriano Etebo. Gol contra bem assinalado.

Pesou a experiência

Não foi um jogo de grandes emoções, até porque a Croácia soube controlá-lo do início ao fim. Talvez tenha pesado o fato de a Nigéria ser uma equipe com muitos novatos neste Mundial, com 18 estreantes entre os 23 convocados. Ekong, que fez o pênalti bobo sobre Mandzukic, é um deles. Essa geração croata, por outro lado, tem vários atletas com experiência de Copa e é vista como uma das melhores em todos os tempos, capaz de repetir a façanha de 1998, ano em que o país chegou até a semifinal e acabou em terceiro lugar. 

FICHA TÉCNICA

CROÁCIA 2 x 0 NIGÉRIA

Local: Estádio de Kaliningrado (Kaliningrado)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Brasil)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Brasil) e Marcelo Van Gasse (Brasil)
Cartões amarelos: Rakitic e Brozovic (CRO); Troost-Ekong (NIG)
Cartões vermelhos: -
Público: 31.136

Gol: Etebo, aos 32'/2ºT (1-0) e Modric, aos 25'/2ºT (2-0)

CROÁCIA: Subasic, Vrsaljko, Vida, Lovren e Strinic; Rakitic, Modric, Rebic (Kovasic - 32'/2ºT) e Perisic; Kramaric (Brozovic - 14'/2ºT) e Mandzukic (Pjaca - 40'/2ºT). Técnico: Zlatko Dalic.

NIGÉRIA: Uzoho, Shehu, Troost-Ekong, Balogun e Idowu; Ndidi, Etebo, Obi Mikel (Nwankwo - 43'/2ºT) e Iwobi (Musa - 17'/2ºT); Moses e Ighalo (Iheanacho - 31'/2ºT). Técnico: Gernot Rohr.