Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Croácia
escudo default
4
1
escudo default
Canadá

Croácia goleia de virada, entra na briga por vaga nas oitavas e tira chances do Canadá se classificar na Copa

Alphonso Davies abre placar, mas Kramaric brilha, marca dois e deixa vice-campeões de 2018 a um empate com a Bélgica para avançar de fase

Croatas acirram briga pela liderança (Noushad Thekkayil/EFE)
Escrito por

A Croácia até passou por um momento de susto quando Alphonso Davies abriu o placar para o Canadá. Porém, com dois gols de Kramaric, um de Livaja e um de Majer, os croatas garantiram a virada por 4 a 1 neste domingo (27), em duelo no International Khalifa, em Doha, na segunda rodada do Grupo F da Copa do Mundo. O resultado levou os vice-campeões aos quatro pontos, para a liderança do Grupo F. Derrotados pela segunda vez, os canadenses não têm mais chances de classificação às oitavas de final. 

A definição do Grupo F está marcada para quinta-feira, às 12h (de Brasília). À Croácia, basta um empate com a Bélgica, terceiro lugar com três pontos, no Estádio Ahmad Bin Ali. No mesmo horário, o Canadá recebe Marrocos, vice-líder com quatro pontos, mas com saldo de gols menor, no Estádio Al Thumama.

DAVIES FAZ GOL HISTÓRICO

Em menos de um minuto, a partida entrou para história. Buchanan avançou pela direita e cruzou para a área. Alphonso Davies subiu livre entre os zagueiros e, com uma cabeçada firme, marcou o primeiro gol canadense em edições de Copas do Mundo. O  A seleção não marcou em sua campanha na Copa de 1986 e perdeu por 1 a 0 para a Bélgica em sua estreia. 

O gol deste domingo (27) foi redentor para o camisa 19. Davies havia desperdiçado um pênalti contra a Bélgica no duelo anterior.

PERSEVERANTE, CROÁCIA VIRA O JOGO 

A Croácia rapidamente equilibrou as ações. Enquanto o Canadá se retraía e apostava em avanços de Davies e Larín, os comandados de Zlatko Dalic rondavam a área adversária, com investidas de Kovacic, Sosa e Livaja.

A equipe do Leste Europeu chegou a comemorar quando Livaja abriu caminho e Kramaric arrancou livre até a rede. O gol foi anulado por impedimento, mas a torcida croata ainda teria muito a comemorar 

Perisic esticou a jogada, e Kramaric bateu rasteiro, não dando chances a Borjan, aos 35. Oito minutos depois, Juranovic passou como quis pelo meio e encontrou Livaja. O camisa 14 chutou da meia-lua, virando o jogo aos 43. 

CANADÁ RETOMA ÍMPETO

As alterações promovidas pelo técnico John Herdman fizeram o Canadá voltar do intervalo em nova voltagem. Koné tentou cabeçada, e Lovren rechaçou. Depois, Osorio aproveitou brecha e finalizou rente à trave de Livakovic.

GOLEADA CROATA DEFINIDA

Bem postada no contra-ataque, a Croácia recorria a lançamentos para manter o jogo franco e continuava a achar espaços. Modric cruzou e Kramaric desviou de primeira, mas Borjan salvou. 

Após conseguirem conter o ímpeto canadense, os croatas ampliaram a vantagem. Perisic cruzou, e a bola parou nos pés de Kramaric. O camisa 9 se desvencilhou de Miller e finalizou no canto aos 24.

A equipe de Zlatko Dalic continuou a insistir. Perisic encontrou espaço e obrigou Borjan a espalmar. Na sobra, Kovacic serviu e Brovazic encheu o pé, mas o goleiro canadense defendeu outra vez. 

A goleada foi concretizada nos acréscimos. Após um vacilo de Miller, Orsic passou como quis, entrou na área e serviu Majer, que encheu o pé aos 48, dando números finais ao jogo.



FICHA TÉCNICA

CROÁCIA 4x1 CANADÁ

Data-Hora:
27 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Cartões amarelos: Modric (CRO), Buchanan, Miller (CAN)

Gols: Davies, 1/1T (0-1), Kramaric, 35/1T (1-1), Livaja, 43/1T (2-1), Kramaric, 24/2T (3-1) e Majer, 46/2T (4-1).

CROÁCIA (Técnico: Zlatko Dalic)

Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol, Sosa; Brozovic (Majer, 40/2T), Modric (Pasalic, 40/2T) e Kovacic; Perisic (Orsic, 40/2T), Kramaric (Vlasic, 28/2T) e Livaja (Petkovic, 14/2T).


CANADÁ (Técnico: John Herdman)

Borjan; Johnston, Vitoria, Miller e Laryea (Hoilett, 16/2T); Hutchinson (Adegkube, 27/2T), Eustaquio (Koné, intervalo), Buchanan e Davies; Larin (Osorio, intervalo) e Jonathan David (Cavallini, 27/2T).