Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo: agenda de jogos do Grupo C, análise dos times e convocados

Veja como Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita chegam ao Mundial

Argentina é a grande favorita no Grupo C, que conta com México, Polônia e Arábia Saudita (Arte: Anderson Freire / Lance!)
Escrito por

No terceiro dia de Copa do Mundo, as seleções do Grupo C estreiam na competição. Na chave que tem Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita, a equipe sul-americana é a grande favorita, mas o LANCE! preparou um guia sobre cada seleção.

A Albiceleste encara a Arábia Saudita nesta terça-feira, às 7h (horário de Brasília), enquanto México e Polônia se enfrentam no mesmo dia, mas às 13h (horário de Brasília). As equipes voltam aos gramados nos dias 26 e 30 de novembro.

VEJA A AGENDA DE JOGOS:

Primeira rodada:
Argentina x Arábia Saudita - 22/11 (7h)
​México x Polônia - 22/11 (13h)

Segunda rodada:
Polônia x Arábia Saudita - 26/11 (10h)
Argentina x México - 26/11 (16h)

Terceira rodada:
Polônia x Argentina - 30/11 (16h)
​Arábia Saudita x México - 30/11 (16h)

ARGENTINA

A Argentina chega na Copa do Mundo do Qatar como uma das grandes favoritas ao título. Liderada por Lionel Messi, a Albiceleste busca encerrar um jejum de títulos na competição que já dura 36 anos.

Segundo a imprensa "hermana", a equipe comandada por Lionel Scaloni tirou um peso das costas com as conquistar da Copa América 2021 e da Finalíssima. A Albiceleste vivia uma seca de conquistas que durava 28 anos, além de uma descrença após os vices na Copa do Mund0 2014, Copa América 2015 e Copa América 2016.

A grande dúvida com relação a Argentina se dá pela ausência de Giovani Lo Celso, meia que se lesionou pouco antes do Mundial. A equipe conta com Alexis Mac Allister e Papu Gómez como grandes favoritos para assumir o posto e buscar o tricampeonato com a Scaloneta, apelido dado à seleção de Lionel Scaloni.

CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS

Nas Eliminatórias da América do Sul, a Argentina conquistou sua vaga na Copa do Mundo sem grandes dificuldades. Em 17 partidas disputadas, a Albiceleste venceu 11 partidas e ficou com o segundo lugar na classificação. Apenas o Brasil ficou na frente do time de Lionel Scaloni.

CONVOCADOS

Goleiros: Emiliano Martínez, Gerónimo Rulli e Franco Armani

Defensores: Nahuel Molina, Gonzalo Montiel, Juan Foyth, Cristian Romero, Nicolás Otamendi, Lisandro Martínez, Germán Pezzella, Nicolás Tagliafico e Marcos Acuña

Meias: Leandro Paredes, Rodrigo de Paul, Guido Rodríguez, Alejandro Gómez, Enzo Fernández, Thiago Almada, Exequiel Palacios e Alexis Mac Allister

Atacantes: Lionel Messi, Lautaro Martínez, Paulo Dybala, Angel Di María, Julián Álvarez e Ángel Correa

TIME BASE: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Marcos Acuña; Leandro Paredes, Rodrigo de Paul e Alexis Mac Allister; Lionel Messi, Lautaro Martínez e Ángel Di Maria

Em sua última Copa do Mundo, Messi busca tri com a Argentina (ANDRES KUDACKI / AFP)

MÉXICO

O México chega em sua 17ª Copa do Mundo lutando por uma vaga nas oitavas de final. A equipe da América Central tem como sua principal concorrente a Polônia, mas os latinos contam com a experiência de Guillermo Ochoa e Andrés Guardado para avançar de fase.

Além dos veteranos, a equipe comandada por Tata Martino também possui uma geração talentosa. No ataque, os mexicanos contam com Hirving Lozano, jogador do Napoli, e Raúl Jiménez, centroavante do Wolverhampton.

Antes da Copa do Mundial, o México sofreu uma baixa importante com a lesão de Jesús Corona. O meia do Sevilla rompeu os ligamentos do tornozelo durante um treinamento do clube espanhol e só deve se voltar a jogar em 2023.

CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS

Nas Eliminatórias da Concacaf, o México conseguiu uma boa campanha e avançou com a segunda melhor campanha geral. A seleção conquistou oito vitórias em 14 jogos e ficou atrás do Canadá pelo critério do saldo de gols.

CONVOCADOS

Goleiros: Guillermo Ochoa, Rodolfo Cota e Alfredo Talavera

Defensores: Kevin Álvarez, Néstor Araujo, Gerardo Arteaga, Jesús Gallardo, Héctor Moreno, César Montes, Jorge Sánchez e Johan Vásquez

Meias: Edson Álvarez, Roberto Alvarado, Uriel Antuna, Luis Chávez, Andrés Guardado, Erick Gutiérrez, Héctor Herrera, Orbelín Pineda, Carlos Rodríguez e Luis Romo

Atacantes: Rogelio Funes Mori, Raúl Jiménez, Hirving Lozano, Henry Martín e Alexis Vega

TIME BASE: Guillermo Ochoa; Jorge Sánchez, César Montes, Héctor Moreno, Jesús Gallardo; Edson Álvarez, Héctor Herrera e Luis Chávez; Hirving Lozano, Raúl Jiménez e Alexis Vega

Guillermo Ochoa irá disputar seu 5º Mundial (YURI CORTEZ / AFP)

POLÔNIA

​Após uma campanha decepcionante na Copa do Mundo 2018, a Polônia busca uma redenção no Qatar. Liderada em campo por Robert Lewandowski, vencedor do prêmio The Best da Fifa, em 2020, a equipe de Czesław Michniewicz busca avançar às oitavas de final.

Além do centroavante do Barcelona, a equipe também conta com outros protagonistas dentro do elenco, como o goleiro Wojciech Szczesny, o meia Piotr Zielinski e os atacantes Arkadiusz Milik e Krzysztof Piatek.

Vale lembrar que o ano de 2022 da Polônia começou de forma conturbada devido a saída de Paulo Sousa para o Flamengo. Com isso, a seleção precisou buscar a chegada de Czesław Michniewicz com pouco tempo de preparação para a Copa do Mundo.

CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS

Na fase de grupos das Eliminatórias da Europa, a Polônia ficou com a vice-liderança do Grupo I, atrás apenas da Inglaterra. Na repescagem, a equipe de Michniewicz não disputou a partida contra a Rússia, eliminada por conta da guerra contra a Ucrânia, e bateu a Suécia no jogo decisivo.

CONVOCADOS

Goleiros: Wojciech Szczesny, Łukasz Skorupski e Kamil Grabara

Defensores: Jan Bednarek, Bartosz Bereszynski, Matty Cash, Kamil Glik, Robert Gumny, Artur Jedrzejczyk, Jakub Kiwior, Mateusz Wieteska e Nicola Zalewski

Meias: Krystian Bielik, Przemysław Frankowski, Kamil Grosicki, Jakub Kaminski, Grzegorz Krychowiak, Michał Skóras, Damian Szymanski, Sebastian Szymański, Piotr Zielinski e Szymon Żurkowski

Atacantes: Robert Lewandowski, Arkadiusz Milik, Krzysztof Piatek e Karol Świderski

TIME BASE: Wojciech Szczesny; Bednarek, Glik e Kiwior; Bereszynski, Krychowiak, Zielinski, Szymanski e Zalewski; Swiderski e Lewandowski

Lewandowski busca seu primeiro gol em uma Copa do Mundo (Foto: KIRILL KUDRYAVTSEV / POOL / AFP)

ARÁBIA SAUDITA

A Arábia Saudita irá disputar sua quinta Copa do Mundo após estrear na competição apenas em 1994. Apenas no ano em que debutou no torneio, a equipe árabe conseguiu avançar às oitavas de final e os atletas da nova geração sonham com um desempenho histórico.

A base da seleção é a equipe do Al Hilal, que enfrentou o Flamengo no Mundial de Clubes 2019 e luta por um novo título da Champions League asiática. Dos 26 convocados, 12 pertencem ao principal clube do país.

CAMPANHA NAS ELIMINATÓRIAS

Nas Eliminatórias da Ásia, a Arábia Saudita liderou o Grupo B com sete vitórias em 10 partidas ficando na frente do Japão e da Austrália. A equipe teve uma única derrota ao longo da competição sofrida para o time Nippon fora de seus domínios.

CONVOCADOS

Goleiros: Mohammed Al-Owais, Mohammed Al Rubaie, Nawaf Al-Aqidi

Defensores: Yasser Al-Shahrani, Mohammed Al-Breik, Ali Al-Bulaihi, Sultan Al-Ghanam, Saud Abdulhamid, Abdulelah Al-Amri, Hassan Tambakti, Abdullah Madu

Meias: Fahad Al-Muwallad, Salem Al-Dawsari, Salman Al-Faraj, Abdullah Otayf, Hattan Bahebri, Mohamed Kanno, Abdulellah Al-Malki, Sami Al-Najei, Ali Al-Hassan, Nasser Al-Dawsari, Riyad Sharahili, Abdulrahman Al-Aboud

Atacantes: Firas Al-Buraikan, Saleh Al-Shehri, Haitham Asiri

Arábia Saudita se prepara para a Copa do Mundo (KHALED DESOUKI / AFP)