Copa do Mundo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Copa do Mundo 2030: saiba quais são os candidatos a sediar o torneio

Com o aumento do número de participantes a partir da edição de 2026, países lançam candidaturas em conjunto

Copa do Mundo de 2030 pode ocorrer em diferentes continentes (Franck Fife/AFP)
Escrito por

Apesar dos olhos estarem voltados para o Qatar, o local das Copas do Mundo de 2026 e 2030 chama a atenção dos torcedores. Já confirmada, a próxima edição será realizada em três países: Estados Unidos, México e Canadá. Porém, os donos da casa do torneio seguinte ainda estão em disputa na Fifa, com candidatos de diferentes continentes. Abaixo, o LANCE! discorre sobre os possíveis países que receberão a competição.

+ Onde será a Copa do Mundo de 2026? Saiba mais sobre a edição após o Qatar

Os países-sedes da Copa do Mundo serão definidos e anunciados em 2024, no Congresso da Fifa. Até o momento, são duas fortes candidaturas: a proposta de Portugal, Espanha e Ucrânia, com o apoio da Uefa, e a união de Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai, junto à Conmebol.

Os países sul-americanos tentam a cartada de fazer uma edição em homenagem aos 100 anos do primeiro Mundial, realizado no Uruguai. Como planejamento, a grande decisão ocorreria no Estádio Centenário, construído para o torneio na época.

Caso sedie a Copa de 2030, Estádio Centenário, no Uruguai, será reformado (Foto: NICOLAS GARCIA / AFP)

A ideia da Confederação Sul-Americana de Futebol era fazer uma candidatura quíntupla, com a soma da Colômbia no projeto. Porém, a Fifa não aprovou a quantidade exacerbada de países - a Copa do Mundo nunca teve mais que dois países como sede, e terá três em 2026.

Já a cartada de Portugal e Espanha, de adicionar a Ucrânia na candidatura, se mostrou como uma mensagem ao mundo de paz e união - o país do leste europeu está em guerra com a Rússia desde fevereiro deste ano, e sofreu com o poder bélico dos russos durante os últimos meses.

Com a mudança para 48 seleções, a vontade da Fifa era de acatar uma candidatura com mais de um continente envolvido. Tentou-se implementar em prática a candidatura de três países de três continentes: Arábia Saudita, da Ásia, Grécia, da Europa, e Egito, da África.

No entanto, apesar da excelente relação da Fifa com os sauditas, o plano esbarrou na falta de apoio da Uefa, que já tem a sua preferência pela candidatura com três países da Europa.

A Copa do Mundo de 2022, realizada no Qatar, se encerra no dia 18 de dezembro, no Lusail Stadium, com a grande final. Realizado no fim do ano pela primeira vez na história, o torneio deve ocorrer, em 2026, no fim da temporada europeia - entre junho e julho.